Suspensão de voos internacionais; expectativa de vacina; mercado marítimo; mais ferrovias. Estes são destaques para a economia do turismo, nesta segunda-feira, 28 de dezembro de 2020.
🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_
Governadores pedem suspensão de voos internacionais
Preocupados com o recrudescimento da pandemia, o Consórcio do Nordeste, grupo dos governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, pediu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que suspenda imediatamente todos os voos com origem ou destino no Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália, segundo o Valor Econômico. O grupo sugere ainda que o governo federal solicite quarentena “para todos os passageiros que vierem dos demais países europeus e que, durante o período de isolamento, façam exames RT-PCR”.
Expectativa da vacina
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, estima que o setor deve fechar o ano com 75% do tráfego doméstico restabelecido, em comparação com 2019. A recuperação total deve ficar para junho, com expectativa de vacina e retomada dos eventos.
Mercado de apoio marítimo
Ainda na sombra da crise de 2015, o mercado de apoio marítimo brasileiro sofre com cancelamentos, renegociações e suspensões de contratos, taxas diárias reduzidas e custos operacionais elevados devido à pandemia de Covid-19. Atualmente, cerca de 60 das 331 embarcações de bandeira brasileira em operação estão sem contrato. Considerando a frota de bandeira estrangeira, 364 embarcações de apoio estão na costa brasileira – redução de quase um terço ante o número de 2015, de 500.
Mais trilhos no Espírito Santo
A Vale anunciou que o novo trecho de ferrovia que construirá no Espírito Santo poderá ter 10 quilômetros a mais do que o previsto inicialmente. A empresa também vai investir para ampliar as viagens de trem de passageiros que liga o litoral do Espírito Santo a Belo Horizonte (MG), com duas viagens diárias na alta temporada, a partir de 2025.
Porto de Santos amplia ferrovia interna
A Autoridade Portuária de Santos (SPA) pretende rescindir antecipadamente o contrato da Portofer, empresa que coordena a chegada de trens ao cais santista, e buscar investimentos superiores a R$ 2 bilhões na ampliação da ferrovia interna do porto por meio de um novo contrato. Hoje a malha ferroviária que funciona dentro do condomínio portuário e dá acesso aos terminais de diferentes tipos de cargas permite movimentação anual de 50 milhões de toneladas. Nos últimos meses, entretanto, o cenário mudou e surgiu um gargalo de grandes proporções no horizonte. O governo federal prorrogou a concessão da Malha Paulista até 2058. Investimentos bilionários feitos pela Rumo vão elevar sua capacidade de transporte das atuais 35 milhões para 75 milhões de toneladas anuais.
2 thoughts on “Governadores pedem suspensão de voos internacionais”