João Pessoa: de onde veio o nome Frederica?

Assim como na ocasião em que atual João Pessoa se chamou Filipéia, o topônimo Frederica também homenageava um monarca

Já comentamos nessa série de breves matérias abordando histórias de João Pessoa a respeito da rápida mudança de nome que a capital paraibana teve logo de largada, mudando de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves para Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Filipe II, da Espanha, que também mandava em Portugal, por anexação de território.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

Na condição de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, a atual João Pessoa ficou conhecida no mundo até 26 de dezembro de 1634, quando foi denominada de Frederica (Frederikstadt), homenageando o Príncipe de Orange, Frederico Henrique, dos Países Baixos. E foi como Frederica que a cidade ficou conhecida até 1 de fevereiro de 1654, quando os portugueses retomaram o comando das capitanias da Paraíba e de Pernambuco.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Governadores holandeses

Durante o domínio holandês sediado em Frederica, seis representantes holandeses governaram a Paraíba: Servais Carpentier, Ippo Elyssens, Elias Herckmans, Daniel Aberti, Gisberk de With e Paulo de Lince. Este último foi o que acabou sendo expulso pelas forças portuguesas e brasileiras, na retomada do controle da capitania.

No período, Elias Herckmans, que também era geógrafo, deixou uma obra (Descrição Geral da Capitania da Paraíba) ainda hoje bastante consultada, descrevendo a atual capital paraibana, além dos engenhos do Vale do Paraíba e de costumes dos índios.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

De Gilbert de With, os historiadores falam bem, o que não acontece com Ippo Elyssens, tido como violento e corrupto.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:

www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/histor.htm

Microsoft Word – Historia da Paraíba.doc (pm.pb.gov.br)

You may also like

Comente