
Sérgio Botêlho – Em 04 de novembro de 1585 os portugueses iniciaram a construção da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Enquanto isso, aproveitaram para erguer uma primeira construção no Cabedelo (pequeno cabo de areia, segundo definem os dicionários): uma fortificação, inicialmente (1586) denominada Forte do Matos, segundo alguns historiadores.
O forte, no estuário do Rio Paraíba, tinha a função de defender a nova capitania conquistada aos índios. Contudo, defender também a própria Cidade Real, em construção, à margem direita do rio, mais para dentro.
O forte mudou de nome e de estrutura física sob a mão dos portugueses, holandeses e, mais uma vez, portugueses. Ao mesmo tempo, Cabedelo, também mudou de nome, com os holandeses (Margarida) enquanto ia se desenvolvendo. A Cidade Real, de sua parte, cresceu (bastante!) e hoje é João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba. Ambas conurbadas e de forte apelo turístico, nesses dias em que vamos vivendo.
TAMBAÚ, linda praia do mar! ACESSE AQUITable of Contents
Tombamento
Ainda no ano de 1938, a Fortaleza de Santa Catarina foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, se transformou numa das principais atrações para quem vai a Cabedelo.
Dessa forma, a Fortaleza de Santa Catarina, mesmo aos trancos e aos barrancos, mantém programação cultural baseada nas tradições locais, com destaque para as apresentações da Nau Catarineta, manifestação cultural mais que centenária, ligada aos marinheiros.
MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUIPorto, sol e mar
Entre os principais atrativos da cidade existe, ainda, o Porto de Cabedelo. Além, é claro, as diversas praias do município (Intermares, Ponta de Campina, Poço, Camboinha (onde se inclui Areia Vermelha), Areia Dourada, Ponta de Mato, Miramar, Forte e Jacaré (com o famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel).
TAMBAÚ, linda praia do mar! ACESSE AQUIGastronomia
Afora tudo isso, o que Cabedelo tem de atração mais famosa é a gastronomia. São dezenas de restaurantes e bares espalhados pela cidade, cada qual com seu peixe ou camarão ou caranguejo cozido ao gosto dos mais afinados paladares.
Estadia
Quanto a estadia, é outra coisa que não tem problema. Em Cabedelo há uma boa estrutura de hotéis e pousadas. Além de casas para veraneio, às centenas, espalhadas pelas praias do município.
Portanto, não há razão para que, estando em João Pessoa, o turista não vá até Cabedelo. Seja guiado pelas agências de turismo ou por decisão independente. O que não vai faltar é satisfação pela ida.
Fontes:
FORTE DE SANTA CATARINA – Paulo Roberto Rodrigues Teixeira Paulo Roberto Rodrigues Teixeira
http://www.funceb.org.br/images/revista/_REV_FUNCEB_6z3l.pdf
Forte de Santa Catarina
http://fortalezas.org/?ct=fortaleza&id_fortaleza=225&muda_idioma=PT



























Um comentário em “Cabedelo: de posto de defesa da Capitania da Paraíba a sedutor destino”