Muita história, paz e frutos do mar na Praia do Poço, em Cabedelo

Indo a João Pessoa, não esqueça de passar pela Praia do Poço, em Cabedelo, e desfrute da paz e dos frutos do mar desse histórico descanso do Atlântico.

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Indo a João Pessoa, não esqueça de passar pela Praia do Poço, em Cabedelo, e desfrute da paz e dos frutos do mar desse histórico descanso do Atlântico

Se há uma coisa que o litoral da Paraíba oferece em abundância é praia. Tem praia para todos os gostos. Praias calmas e praias agitadas. Praias lotadas e praias menos frequentadas. Mares abertos e outros com ondas tão calmas que fazem a alegria das crianças.

Entre as praias que compõem esta última qualificação desponta sem dúvida a Praia do Poço, que fica no litoral da cidade de Cabedelo, urbanisticamente ligada a João Pessoa, onde se localiza o porto marítimo que serve ao estado da Paraíba.

Leia também: Tambaú, linda praia do Atlântico Sul

Antes de tudo, importante apresentar o Poço para quem não conhece a história da Paraíba. Bem antes de Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco despontarem como principais praias do litoral paraibano, já o Poço existia e servia de veraneio.

A orla marítima de João Pessoa (tirante a Praia da Penha), na verdade, só veio a servir de point para os paraibanos – e, mesmo para os pessoenses – a partir da década de 50 do século passado.

Dessa forma, para onde os habitantes da capital iam durante as férias de fim de ano, quando impera o Verão em todo o Nordeste, era para as praias de Cabedelo. Notadamente as praias do Poço e de Ponta de Mato.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

O trem

O principal meio de transporte ou para o veraneio ou para curtir domingueiras ao mar era o trem. A servir como estação para a Praia do Poço havia a parada na Praia de Jacaré. De lá até o Poço, haja caju no caminho para comer.

Portanto, a Praia do Poço é uma praia verdadeiramente histórica. E tem mais: uma das mais fortes em tradição gastronômica com bares e restaurantes dedicados a servir pratos baseados em frutos do mar que provocam saudades eternas. E a cerveja garantidamente gelada!

Voltando à qualidade da praia, é uma das mais tranquilas, nas marés baixas. E de tal forma que é possível se despreocupar com as crianças. São ondas fraquíssimas de fazer com que meninos e meninas embolem a vontade na água, sem medo de ser feliz. Parece até uma beira de lago.

Portanto, visitando João Pessoa, não deixe de ir, mas, de jeito nenhum, à Praia do Poço. E, entre um caranguejo e outro, entre um copo de cerveja e o próximo, entre um punhado de camarões e mais outros punhados, o mergulho no mar fica ainda mais aprazível.

(Sérgio Botêlho)

ENVIAR MENSAGEM:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.