Praia Formosa: garbosa e atraente é essa praia do litoral de Cabedelo

354views
Praia Formosa
Praia Formosa – Youtube

Sérgio Botêlho – A cidade de Cabedelo é uma das mais beneficiadas pela natureza. Principalmente, quanto se trata de sua orla marítima, que o diga a Praia Formosa. O litoral cabedelense é assim, bonito, por 13 quilômetros, desde a foz do antigo leito do rio Jaguaribe até o Porto de Cabedelo. 

Vizinhança chique

A Praia Formosa está bem próxima de Camboinha, esta, uma praia de veraneio do mais alto padrão da Grande João Pessoa. Formosa também não foge à regra, sendo um dos locais preferidos de veraneio para paraibanos e adjacentes.

 

(Mas também de moradia, mesmo, dada à melhoria das ligações rodoviárias e dos avanços milagrosos da Internet a encurtar distâncias e transferir opções de morada a locais tidos como mais longes, um dia, dos centros nervosos da vida das grandes cidades.)

E-BOOK GRATUITO: Praias urbanas da Grande João Pessoa

Povo e turistas

Contudo, Praia Formosa – pública, como todas as praias do país – não perdeu a capacidade de atrair a população flutuante. O mar tranquilo e as largas faixas de areia são os itens que mais atraem os visitantes.

Mar tranquilo porque como ocorre na maior parte do litoral paraibano, da foz do rio Tracunhaém até à do Guaju, há próximo à praia um extenso recife de corais que se encarrega de reduzir os arroubos do mar mais aberto.

 Destaques da grande mídia impressa

Estadia

Aos turistas que desejam vizinhança com Formosa por mais tempo o que não falta é hotel e pousada na urbe cabedelense. Com direito, ainda, a desfrutar de atos culturais, visitas a obras históricas, a manifestações folclóricas e ao porto.

Sem falar no mercado público farto de frutos do mar (para quem vai se aventurar na cozinha) e nas lojas de artesanato que pululam na cidade e nas proximidades, como é o caso da Praia de Jacaré, com seu internacionalmente famoso Pôr do Sol. Além dos desnudamentos ocasionais e desfrutáveis de Areia Vermelha.

Não se acanhe

Portanto, não se acanhe. Da próxima vez que estiver em João Pessoa, dê uma esticada até Praia Formosa. Você terminará compreendendo o porquê do amor de tanta gente por aquela praia cabedelense.

FONTE:

(Alterações na paisagem da orla marítima de Cabedelo, de Sônia Matos Falcão, Eduardo Rodrigues Viana de Lima e Utaiguara da Nóbrega Borges).

VÍDEO:

Sobrevoo em Praia Formosa – Cabedelo

You may also like

Comente