Praia Formosa: garbosa e atraente é essa praia do litoral de Cabedelo

Praia Formosa
Praia Formosa – Youtube

Sérgio Botêlho – A cidade de Cabedelo é uma das mais beneficiadas pela natureza. Principalmente, quanto se trata de sua orla marítima, que o diga a Praia Formosa. O litoral cabedelense é assim, bonito, por 13 quilômetros, desde a foz do antigo leito do rio Jaguaribe até o Porto de Cabedelo. 

Vizinhança chique

A Praia Formosa está bem próxima de Camboinha, esta, uma praia de veraneio do mais alto padrão da Grande João Pessoa. Formosa também não foge à regra, sendo um dos locais preferidos de veraneio para paraibanos e adjacentes.

TAMBAÚ, linda praia do mar! ACESSE AQUI 

(Mas também de moradia, mesmo, dada à melhoria das ligações rodoviárias e dos avanços milagrosos da Internet a encurtar distâncias e transferir opções de morada a locais tidos como mais longes, um dia, dos centros nervosos da vida das grandes cidades.)

BARRA DO ABIAÍ: espetáculo que gratifica o esforço para chegar SAIBA MAIS

Povo e turistas

Contudo, Praia Formosa – pública, como todas as praias do país – não perdeu a capacidade de atrair a população flutuante. O mar tranquilo e as largas faixas de areia são os itens que mais atraem os visitantes.

Mar tranquilo porque como ocorre na maior parte do litoral paraibano, da foz do rio Tracunhaém até à do Guaju, há próximo à praia um extenso recife de corais que se encarrega de reduzir os arroubos do mar mais aberto.

 MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Estadia

Aos turistas que desejam vizinhança com Formosa por mais tempo o que não falta é hotel e pousada na urbe cabedelense. Com direito, ainda, a desfrutar de atos culturais, visitas a obras históricas, a manifestações folclóricas e ao porto.

Sem falar no mercado público farto de frutos do mar (para quem vai se aventurar na cozinha) e nas lojas de artesanato que pululam na cidade e nas proximidades, como é o caso da Praia de Jacaré, com seu internacionalmente famoso Pôr do Sol. Além dos desnudamentos ocasionais e desfrutáveis de Areia Vermelha.

Não se acanhe

Portanto, não se acanhe. Da próxima vez que estiver em João Pessoa, dê uma esticada até Praia Formosa. Você terminará compreendendo o porquê do amor de tanta gente por aquela praia cabedelense.

FONTE:

(Alterações na paisagem da orla marítima de Cabedelo, de Sônia Matos Falcão, Eduardo Rodrigues Viana de Lima e Utaiguara da Nóbrega Borges).

VÍDEO:

Sobrevoo em Praia Formosa – Cabedelo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.