Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana: bela e cheia de história

Sérgio Botêlho – Entre as igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba, merece destaque, também, a da cidade de Itabaiana, onde a invocação de Maria é a padroeira do município, com direito a uma grande festa (assunto de outra postagem, mais na frente).

A igreja dedicada a Nossa Senhora foi construída entre os séculos XIX e o XX, sendo inaugurada em 1903. Da inauguração participou o primeiro bispo da então recém criada Diocese da Paraíba, Dom Adauto Henriques.

Para edificar a igreja, segundo relatam os memorialistas, a comunidade inteira de Itabaiana participou. O pároco itabaianense de então, padre Simão Fileto, conforme os relatos, sentou praça, como se diz, na estação ferroviária local e na feira.

Sem escolher a quem, pobres ou ricos, ele pedia um tostão, o que equivalia, na época, a cem réis. O detalhe da história é que o padre nem aceitava mais nem menos do que o tostão pedido. Certamente, para não deixar alguma pessoa humilhada.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Na parte da torre, um pouco abaixo do sino da igreja, há um relógio que remonta ao tempo da construção, e que foi doado, à época, por um fazendeiro da cidade, de nome Odilon Maroja, uma das famílias abastadas da região.

O relógio

A curiosidade fica por conta da montagem do relógio. Tendo em vista que a peça não era acompanhada por um técnico para instalação, coube a José Pereira da Silva, inesquecível figura da cidade, conhecido como Pingolença, espécie de Da Vinci itabaianense, fazê-lo. E fez. Até hoje funciona.

Pingolença era músico, pintor, arquiteto, mecânico, compositor, atirador de elite, armeiro, artista circense, tendo inclusive, criado um circo na cidade, o Grande Circo Central. Os relatos dizem que ele montou o relógio em 3 dias, sozinho, na torre, juntando e montando as peças do relógio. 

Portanto, num breve histórico, eis alguns registros sobre a bela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana.

Fontes:

Artistas de Itabaiana

https://pccn.wordpress.com/2010/04/18/artistas-de-itabaiana-pingolenca/

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Itabaiana

https://paraibahoje.wordpress.com/2013/11/17/58150/ 

Related Posts
Crédito: Prefeitura de Pedras de Fogo
Sérgio Botêlho - A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo, é obra religiosa cuja conclusão data de finais do século XIX. Para não fugir da regra, ...
READ MORE
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.