Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana: bela e cheia de história

Entre as igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba, merece destaque, também, a da cidade de Itabaiana

Sérgio Botêlho – Entre as igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba, merece destaque, também, a da cidade de Itabaiana, onde a invocação de Maria é a padroeira do município, com direito a uma grande festa (assunto de outra postagem, mais na frente).

A igreja dedicada a Nossa Senhora foi construída entre os séculos XIX e o XX, sendo inaugurada em 1903. Da inauguração participou o primeiro bispo da então recém criada Diocese da Paraíba, Dom Adauto Henriques.

Para edificar a igreja, segundo relatam os memorialistas, a comunidade inteira de Itabaiana participou. O pároco itabaianense de então, padre Simão Fileto, conforme os relatos, sentou praça, como se diz, na estação ferroviária local e na feira.

Sem escolher a quem, pobres ou ricos, ele pedia um tostão, o que equivalia, na época, a cem réis. O detalhe da história é que o padre nem aceitava mais nem menos do que o tostão pedido. Certamente, para não deixar alguma pessoa humilhada.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Na parte da torre, um pouco abaixo do sino da igreja, há um relógio que remonta ao tempo da construção, e que foi doado, à época, por um fazendeiro da cidade, de nome Odilon Maroja, uma das famílias abastadas da região.

Table of Contents

O relógio

A curiosidade fica por conta da montagem do relógio. Tendo em vista que a peça não era acompanhada por um técnico para instalação, coube a José Pereira da Silva, inesquecível figura da cidade, conhecido como Pingolença, espécie de Da Vinci itabaianense, fazê-lo. E fez. Até hoje funciona.

Pingolença era músico, pintor, arquiteto, mecânico, compositor, atirador de elite, armeiro, artista circense, tendo inclusive, criado um circo na cidade, o Grande Circo Central. Os relatos dizem que ele montou o relógio em 3 dias, sozinho, na torre, juntando e montando as peças do relógio. 

Portanto, num breve histórico, eis alguns registros sobre a bela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana.

Fontes:

Artistas de Itabaiana

https://pccn.wordpress.com/2010/04/18/artistas-de-itabaiana-pingolenca/

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Itabaiana

https://paraibahoje.wordpress.com/2013/11/17/58150/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.