O contragolpe da Covid-19, na Europa: e nós aonde vamos?

Na Europa há choro e ranger de dentes por todo canto devido ao contragolpe da Covid-19 a bater com força na porta do povo europeu

Sérgio Botêlho – Na Europa há choro e ranger de dentes por todo canto devido ao contragolpe da Covid-19, a bater na porta do povo europeu. Antecedendo a recidiva, uma liberação total das medidas sanitárias e uma abertura entusiasmada rumo ao desastre, agora.

Tudo isso acontece após o Velho Continente haver compreendido – agora se vê, erroneamente –  que a queda verificada no número de infectados e de mortos significava o fim da pandemia naquela importante região do mundo civilizado. Ledo engano.

No momento, o coronavírus está voltando e os países começam a entrar em desespero. Muitos deles retomando o confinamento. Na França e na Holanda, os casos disparam numa clara demonstração do que a ciência sempre alertou como segunda onda.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

No País de Gales e na Irlanda são retomadas medidas de confinamento. Também na Bélgica a tendência é pelo endurecimento de medidas profiláticas. O mesmo pode acontecer com a Polônia, que vai reabrir hospitais de campanha.

Agora mesmo, em Portugal, onde vai acontecer, após décadas, uma etapa de Fórmula I (marcada para o Autódromo de Algarves), a programação não vai atender às expectativas, uma vez que é grande o número de desistências em hotéis e de devolução de ingressos por conta do aumento de casos de Covid-19 em Portugal.

Brasil

Aqui, no Brasil, ainda sequer terminamos a primeira onda e o povo já está nas ruas sem lenço e sem documento e pronto para as maiores curtições. Tudo aglomerado e sem medo de ser feliz.

Do lado do governo federal, o menosprezo de sempre com relação à pandemia que já matou na casa das 155 mil pessoas, e que pode estar se revitalizando em sua marcha fúnebre. Sem que se saiba, claramente, onde a história vai acabar.

A boa notícia desta terça-feira, 20, diz respeito à decisão do Ministério da Saúde, ouvidos os governadores, em comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa, a mais avançada nos testes e, segundo relatórios, a de menos efeitos colaterais. Por incrível que pareça, havia resistência.

Agora, resta saber como vai terminar a história da obrigatoriedade ou não da aplicação da vacina, no Brasil. Diz o bom senso científico que seja obrigatória. Dizem os eternos incrédulos que não. Dessa disputa, e de um maior respeito ao vírus, dependem a saúde dos brasileiros e a economia do país.

UNB com alto conceito

Dos 11 melhores cursos superiores do país, com conceito 5, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), 10 são da Universidade de Brasília (Federal). Os cursos são: arquitetura e urbanismo (o integral e o noturno), engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, farmácia (integral), nutrição e odontologia (esses nove do Câmpus Darcy Ribeiro) e enfermagem do Câmpus Ceilândia.

Ecumenismo

A Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, segue conquistando corações e mentes no meio religioso. No documento, o pontífice aponta a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. O mais recente e entusiasmado apoio veio de Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla. “Concordamos plenamente com o convite-desafio do Papa Francisco de abandonar a indiferença ou mesmo o cinismo que rege nossa vida ecológica, política, econômica e social.

Campanha em Parques

Com praticamente todos os parques abertos (e, não são poucos), o Governo do Distrito Federal lançou uma campanha de conscientização com os seus (dos parques) frequentadores. A campanha chama-se “Sorria! Você está em uma Unidade de Conservação”. Na verdade, o objetivo é conscientizar os usuários a utilizar os parques com o máximo de cuidado em preservá-los. 

Embraer

A Embraer (NYSE; ERJ; B3; BOVESPA; EMBR3) entregou um total de 28 jatos no terceiro trimestre de 2020, sendo sete comerciais e 21 executivos (19 leves e dois grandes). Em 30 de setembro de 2020, a carteira de pedidos firmes a entregar totalizava USD 15,1 bilhões. A informação é da própria empresa.

Saneamento

Um novo estudo do UNICEF, Banco Mundial e Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (SIWI) mostra que crianças e adolescentes brasileiras estão entre as vítimas invisíveis da falta de investimentos em saneamento no país. Para os estudantes de escolas públicas, a situação é mais alarmante, já que as instituições privadas contam com mais do dobro da cobertura desses serviços.

5G

 A China está intensificando a construção de sua rede 5G e já construiu mais de 600 mil estações-base 5G, de acordo com o Ministério da Indústria e Informatização daquele país, segundo informa a Agência Xinhua-Português. Com o rápido aumento dos usuários do 5G, o número de dispositivos conectados na rede ultrapassou 150 milhões, mostraram os dados do ministério. No Brasil, entraves ideológicos ameaçam a instalação do 5G.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.