Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo: belo templo

Sérgio Botêlho – A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo, é obra religiosa cuja conclusão data de finais do século XIX. Para não fugir da regra, foi erguida com base em ajuda, no caso, amealhada pelo missionário franciscano frei Serafim de Catanea.

Natural da Itália, foi naquele país, em primeira instância, onde conseguiu a maior parte dos recursos, permitindo-lhe concluir o templo em apenas 5 anos, entre 1860 e 1865, o que é, naturalmente, uma proeza.

E-BOOK GRATUITO - Todas as praias de João Pessoa e Cabedelo, no Litoral Paraibano
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo
Crédito: Prefeitura de Pedras de Fogo

Para o sucesso da empreitada, o Frei Serafim de Catanea contou com o valioso empenho de Dom Vital (cujo processo de beatificação tramita na Igreja) nascido em terras do atual município, e à época, ainda bastante jovem, uma vez que somente viria a ser ordenado na Ordem dos Capuchinhos, em 1868, e, 3 anos depois, em 1871, nomeado Bispo de Olinda.

Inauguração

A inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição,na cidade, teve direito a uma procissão que saiu do Porto do Recife, onde chegaram as imagens para a nova igreja.

“Além da imagem da padroeira, as demais presentes ao altar, em tamanho natural, são as dos santos apóstolos, São Pedro e São Paulo, e a dos santos Capuchinhos, São Francisco e São Serafim”, de acordo com a publicação Bens Culturais de Pedras de Fogo e Caaporã. As imagens dos santos capuchinhos homenageiam Dom Vital.

A belíssima Igreja de Nossa Senhora da Conceição, é tombada pelo patrimônio histórico da Paraíba, o que lhe confere respeito enquanto referência histórica do município. Sendo que desde o ano de 2007 foi considerada Santuário pela Arquidiocese da Paraíba.

Fontes:

Comunidade católica vivencia a 153ª festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade

http://www.pedrasdefogo.pb.gov.br/2018/12/10/comunidade-catolica-vivencia-a-153a-festa-de-nossa-senhora-da-conceicao-padroeira-da-cidade/

Bens Culturais de Pedras de Fogo e Caaporã

https://hmpatrimoniocultural.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-Bens-Culturais-Pedras-de-Fogo-e-Caapora%CC%83.pdf

A cidade e a história: caminhando em Pedras de Fogo

http://acidadeeahistoria.blogspot.com/2012/12/caminhando-em-pedras-de-fogo.html 

Related Posts
Crédito da foto: Pinterest
Sérgio Botêlho - Entre as igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba, merece destaque, também, a da cidade de Itabaiana, onde a invocação de Maria é a padroeira ...
READ MORE
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.