Catedral da Piedade, em Cajazeiras: registros históricos de uma bela igreja

A história da atual Catedral de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade paraibana de Cajazeiras, passa por dois períodos históricos

Catedral de Nossa Senhora da Piedade
Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras. Crédito da foto: PB-Tur. (https://www.pbtur.com.br/cidade/cajazeiras)

Sérgio Botêlho – A história da atual Catedral de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade paraibana de Cajazeiras, passa por dois períodos históricos. O primeiro, entre os anos de 1915 a 1957, quando a condição era assumida pela atual Igreja Nossa Senhora de Fátima, templo com data do ano de 1836, e que se constitui, portanto, em importante patrimônio histórico daquela notável cidade sertaneja. 

O ano de 1915 marca a passagem da então Igreja de Nossa Senhora da Piedade à condição de catedral – mas, antes, já reconhecida como matriz -, após a criação da Diocese de Cajazeiras, que ocorreu em 06 de fevereiro de 1914, por decisão do Papa Pio X. Era bispo de Cajazeiras, o primeiro de todos, Dom Moisés Coelho, que chegou a arcebispo da Paraíba.

Table of Contents

Construção

A construção do atual prédio da Catedral de Nossa Senhora da Piedade começou em 31 de janeiro de 1937, durante o período diocesano de Dom João da Matha de Andrade Amaral, que viria a ser bispo de Manaus-AM.

Sua inauguração, contudo, somente aconteceria em 20 de janeiro de 1957, mesmo que não terminada, ainda (as instalações somente viriam a ser concluídas em 1959). A decisão de entronizar a imagem de Nossa Senhora da Piedade na nova igreja foi do então bispo Dom Zacarias Rolim de Moura, que comandou a Diocese até 1990 (período diocesano de maior duração entre os exercidos pelos ex-bispos da Diocese, até hoje) e que mantém o título de Bispo Emérito.

A Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, é uma das mais belas do Sertão paraibano. Sua imponente torre pode ser vista a partir dos vários pontos da área urbana, e, ainda, pelos que chegam à cidade.

A catedral diocesana cajazeirense é motivo de orgulho da parte dos cajazeirenses e cajazeirados, conforme os habitantes de Cajazeiras costumam se referir, respectivamente, aos nascidos na cidade e aos que se casaram com naturais ou resolveram vivê-la.

Todos os anos, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade realiza uma grande festa entre os dias 05 e 15 de setembro para homenagear a invocação de Maria, terminando com uma grande romaria até a igreja. Mas, esta é uma outra história a ser contada aqui no Para Onde Ir.

Fontes:

Nossa Senhora da Piedade – 184 de devoção – José Antônio – Diário do Sertão

https://www.diariodosertao.com.br/coluna/nossa-senhora-da-piedade-184-anos-de-devocao

Prefeitura Municipal de Cajazeiras – Dados do município

https://cajazeiras.pb.gov.br/omunicipio.php

História da Diocese de Cajazeiras 

https://www.diocajazeiras.com.br/historia-da-diocese/

Diocese de Cajazeiras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Cajazeiras

Documentando o patrimônio arquitetônico religioso de Cajazeiras

https://www.interdisciplinaremsaude.com.br/Volume_25/Trabalho_08.pdf

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.