João Pessoa e suas histórias: Festa da Conceição no Cordão Encarnado

Sérgio Botêlho – Em João Pessoa ocorre, anualmente, um evento bastante concorrido e tradicional: a Festa da Conceição no Cordão Encarnado.

Naturalmente, a Festa da Conceição no Cordão Encarnado tem sua parte religiosa, mas também a profana. Os festejos têm início em 29 de novembro e segue até o dia 08 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição fica na rua São Miguel, que marca o final do Cordão Encarnado, já na vizinhança do Cemitério Senhor da Boa Sentença. Normalmente, durante a festa, a frente e as laterais da paróquia ficam tomadas por barracas e um parque de diversões.

Na parte religiosa, há uma tradicional novena celebrada na capela, com grande concorrência de fiéis, não apenas do Varadouro e do Cordão Encarnado, mas também de outras partes de João Pessoa e da cidade de Bayeux.

Na parte profana da Festa da Conceição no Cordão Encarnado destaque para as barracas com comidas típicas, e muita animação pela noite adentro. Além, é claro, dos brinquedos para a diversão da criançada, repetindo outras tradições pessoenses como já foi a Festa das Hortênsias, e ainda são as festas da Neves (a maior e mais tradicional de todas) e a Festa de Santa Terezinha, no bairro do Róger.

No dia 8 de dezembro, então, a programação na paróquia da rua São Miguel tem início às 8 horas da manhã, com o Ofício de Nossa Senhora. Às 08hs30min acontece o Terço Mariano. Às 9 horas, a Santa Missa.

Na parte da tarde, do dia 08 de dezembro, a partir das 16 horas, sai uma procissão da Igreja Matriz, fazendo o seguinte roteiro: rua São Miguel, Praça da Pedra, e pelas ruas Cruz Cordeiro, Alice Caldas, Rua da República e Visconde de Itaparica, retornando para a Matriz e encerrando com a Santa Missa.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Nossa Senhora da Conceição

De acordo com a fé católica, Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é a representação de Maria, mãe de Jesus, sem mancha, uma vez que, segundo os cânones católicos, ela concebeu o filho de Deus por força da graça divina. A Igreja ainda prega que Maria viveu uma vida sem qualquer tipo de pecado.

 

You may also like

Comente