Igreja da Misericórdia, em João Pessoa, guardiã da história e da fé

Há um histórico templo do catolicismo, em João Pessoa, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, datado do Século XVII, e ainda em atividade

Sérgio Botêlho – Há um histórico templo do catolicismo, em João Pessoa, dedicado à invocação de Nossa Senhora da Misericórdia. Localizado em pleno centro da capital paraibana, a igreja, centenariamente conhecida como Igreja da Misericórdia, é relíquia ativa e emocionante da história da Paraíba.

A invocação está presente nas referências católicas a Nossa Senhora desde o Século XVI, a partir da Europa. Também está numa das mais respeitadas e antigas orações católicas, a Salve Rainha: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.

Quando da colonização portuguesa no Brasil, e em outras partes do mundo, tornou-se bastante comum a construção de templos católicos dedicados à Nossa Senhora da Misericórdia. João Pessoa é um desses casos.

Provavelmente a construção tenha sido em 1612 (embora haja referência documental à Rua da Misericórdia, em João Pessoa, com data de 1595) quando a capital paraibana ainda se chamava Filipéia de Nossa Senhora das Neves, portanto, antes da invasão holandesa. Atribui-se aos batavos a destruição de arquivos a respeito.

Roteiro turístico

Visita inevitável, catalogada em qualquer roteiro turístico pessoense, a igreja mantém intactas as paredes exteriores – sendo a única nessa situação, na capital paraibana -, construídas em pedra calcária. No entanto, com alguns reformulações internas, ao longo dos séculos. 

Conforme descrevem arquitetos e estudiosos, o prédio se inscreve entre as primeiras manifestações do barroco, numa fase chamada de maneirista ou de reação aos valores clássicos e adoção de soluções artísticas mais afetadas.

Atualmente, a Igreja da Misericórdia é administrada pela Santa Casa de Misericórdia. O prédio é tombado, desde 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que inclui todo o seu acervo. Registre-se que ainda hoje, são celebradas missas regulares no templo.

Fontes:

História de Nossa Senhora da Misericórdia

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-misericordia/482/102/

Igreja da Misericórdia – João Pessoa

http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/misericordia.htm

Iphan – Igreja da Misericórdia

http://www.ipatrimonio.org/joao-pessoa-igreja-da-misericordia/#!/map=38329&loc=-7.118718000000009,-34.883766,17

Video:

Vídeo elaborado pela equipe que compõe o Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória (LPPM), da Universidade Federal da Paraíba, e publicado no site da pesquisa: http://www.memoriajoaopessoa.com.br.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.