27 de março de 1968: morre, em acidente aéreo, Yuri Gagarin

1kviews

Um dos heróis da corrida espacial, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, primeiro homem a ir ao espaço, morreu de um fatídico acidente aéreo

Em 27 de março de 1968, Yuri Gagarin, mítico astronauta soviético, primeiro ser humano a orbitar a Terra, morria de um simples acidente aéreo. Não por culpa sua, mas de um jato no lugar e na hora errada que passou perto de sua aeronave, derrubando-a.

A proeza de Gagarin, em 12 de abril de 1961, ganhou as primeiras páginas dos maiores jornais do mundo inteiro, pondo a então União Soviética à frente da corrida espacial disputada principalmente com os Estados Unidos.

Como, na época, a União Soviética era fechada em copas, e suas histórias internas eram pouco conhecidas em detalhes pelo resto do mundo, o acidente envolvendo Gagarin permaneceu sob dúvidas por décadas.

No entanto, de acordo com um relatório finalmente liberado pelo governo russo após os insistentes pedidos de Aleksey Leonov, cosmonauta amigo de Gagarin, um jato SU-15 passou perigosamente perto do avião de Gagarin em um voo não autorizado, precipitando-o rumo ao chão. 

Segundo relata O Globo, em edição de 18 de junho de 2013, Leonov contou que naquele fatídico dia 27 de março de 1968 era o responsável pelos treinamentos de saltos de paraquedas. O clima estava ruim, com muita chuva, vento e neve, o que tornava impossíveis os exercícios. 

Enquanto esperava o cancelamento oficial do treinamento, ele ouviu o barulho de um avião rompendo a barreira do som, seguido de uma explosão um ou dois segundos depois, e então soube que algo tinha dado errado.

“Depois que realizou a pós-combustão (necessária para levá-lo à velocidade supersônica) o avião (SU-15) passou perto de Gagarin, virando seu avião e assim jogando-o em parafuso, uma espiral, para ser mais preciso, a uma velocidade de 750 km/h”.

Assim, morreu uma das figuras mais emblemáticas da década de 60, no plano internacional.

You may also like

Comente