João Pessoa e suas histórias: a rua das Convertidas

Entre as primeiras ruas da Cidade da Paraíba, hoje João Pessoa, consta a Rua das Convertidas que abrigava “mulheres públicas” ou prostitutas que desejavam mudar de vida

Uma das mais famosas artérias de João Pessoa, nem tanto hoje quanto ontem, mas, ainda assim, notável, inicialmente foi chamada de Rua das Convertidas, por abrigar o que era chamado na época de “mulheres públicas”, no caso, que desejavam mudar de vida.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Academia de Comércio Epitácio Pessoa

Essa Rua das Convertidas foi aos poucos se tornando uma das principais vias do comércio pessoense, abrigando não só o varejo, mas também algum comércio em grosso que se fazia na capital paraibana. 

Leia: João Pessoa e suas histórias: a Mata do Buraquinho

Segundo o estudo denominado Ruas, Casas e Sobrados da Cidade Histórica: entre ruínas e embelezamentos, os antigos e novos usos, de Doralice Sátyro Maia, a Rua das Convertidas ganhou vulto, por isso, no século XVIII.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Na sequência, segundo o estudo referido, a Rua das Convertidas passou a ser denominada Conde D’Eu. Assim, com toda a certeza, em homenagem ao francês Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans, justamente o Conde D’Eu, casado com a Princesa Isabel, filha do imperador Pedro II.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Festa da Conceição, no Cordão Encarnado

Pelo grau de importância da homenagem dá para perceber que a essa época a Rua das Convertidas já ultrapassara a fama original passando a gozar de alguma notabilidade. Então, a seguir, passa a se chamar Rua do Comércio.

Leia: João Pessoa e suas histórias: o Hospital da Caridade

No correr do tempo, foi com essas duas famas – de ser rua das convertidas e do comércio – que passou a se chamar Rua Maciel Pinheiro, até os dias de hoje, quando já não tem o mesmo brilho de outrora, nem como uma coisa nem como outra.

Leia: João Pessoa e suas histórias: a Igreja de Nazaré do Almagre

No entanto, é impossível compreender a evolução urbana de João Pessoa sem passar pelo conhecimento da atual Rua Maciel Pinheiro, naquele traçado urbano que compõe parte do Centro Histórico da capital paraibana.

You may also like

Comente