São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro

Sérgio Botêlho – A Igreja Nossa Senhora Auxiliadora é uma bela obra salesiana construída no cultural e religiosamente mutante Bom Retiro que, em poucas décadas, viu sua população multiplicar de tamanho e mudar de origem e crença em velocidade notável

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Bom Retiro - São Paulo
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Bom Retiro – São Paulo

Quando os salesianos construíram a bela Igreja dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora, a região do Bom Retiro era bastante populosa, mas predominantemente católica.

Leia: São Paulo e suas histórias: Estação da Luz

A construção do templo cristão aconteceu entre os anos de 1923 e 1933, quando enfim foi inaugurado. Embora desde 2018, uma improvisada capela já servisse à população católica local.

Leia: São Paulo e suas histórias: Mercúrio em Repouso, na Praça da República

Bom Retiro por essa época já abrigava a primeira fábrica de automóveis do Brasil, a Ford Motor Company, instalada em 1921, autorizada pelo então presidente da República, o paraibano Epitácio Pessoa.

Leia: São Paulo e suas histórias: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Frei Caneca

Sem esquecer que os operários de Bom Retiro, desde 2010, haviam feito história ao fundarem o Sport Club Corinthians Paulista, mostrando a força do povo do bairro na consecução de suas iniciativas.

Leia: São Paulo e suas histórias: Paróquia de Nossa Senhora da Consolação

A favorecer o rápido crescimento do Bom Retiro havia a linha do trem, facilitando os deslocamentos e transformando a região em local preferido de cada vez mais gente e cada vez mais migrantes de várias origens.

Leia: São Paulo e suas histórias: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

O fato, segundo atestam os próprios salesianos, foi, na sequência, a chegada de israelitas e suas iniciativas econômicas, armênios, italianos, poloneses, coreanos (hoje proprietários majoritários de iniciativas comerciais no bairro) e latinoamericanos.

Essas gentes aportaram em Bom Retiro com suas culturas e crenças tendo como resultado uma região hoje acentuadamente multicultural e de marcante diversidade religiosa, com direito a três estações de metrô: Armênia, Tiradentes e Luz.

Apesar disso, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora segue com seu brilho próprio e sua beleza singular, celebrando missas em português, mas também em espanhol e polonês, atendendo à multiplicidade de línguas faladas pelos cristãos da paróquia.

O templo católico fica na hoje Praça Fernando Prestes, ao lado da estação Tiradentes, todos compondo um conjunto de prédios importantes para a história do Bom Retiro e da própria São Paulo capital.

(As fotos são de Sérgio Botêlho, repórter e editor deste site Para Onde Ir.)

You may also like

Comente