João Pessoa e suas histórias: o personagem pessoense Maciel Pinheiro

537views

Sérgio Botêlho – Jornalista altamente representativo de sua época, herói da Guerra do Paraguai, Luís Ferreira Maciel Pinheiro, natural da Cidade da Paraíba, atual João Pessoa, foi um republicano altamente destacado na luta contra a monarquia

Quando Maciel Pinheiro nasceu, em 11 de dezembro de 1839, na capital da Província da Paraíba, o Brasil ainda vivia em pleno regime monárquico, contra o qual ele viria a ser um dos mais fortes e destacados críticos no circuito Pernambuco-Paraíba.

Leia: João Pessoa e suas histórias: a rua das Convertidas

Ainda na Cidade da Paraíba, sua terra natal, Maciel Pinheiro fez todo o seu ciclo de estudos primário, ginasial e de humanidades, indo realizar o curso superior na Faculdade de Direito do Recife, terra natal de seus pais.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Academia de Comércio Epitácio Pessoa

Durante sua permanência na vetusta e prestigiada faculdade pernambucana, Maciel Pinheiro dirigiu o jornal estudantil O Futuro, que tinha como redatores o poeta Castro Alves e o escritor Martins Junior, encabeçando lutas democráticas memoráveis, inclusive nas honras ao general Abreu e Lima, companheiro de luta de Simon Bolívar, cujo sepultamento foi negado pela Igreja, na época.

Leia: João Pessoa e suas histórias: a Mata do Buraquinho

Ainda na companhia de Martins Junior, em 1º de junho de 1889, Maciel Pinheiro fundou o jornal O Norte, que se transformou em porta-voz da luta pela implantação da República.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Segundo sua biografia, na Academia Paraibana de Letras, exerceu a Promotoria Pública de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul; Juiz Substituto em Recife; Juiz em Imperatriz, Ceará. Retornando a Pernambuco, assumiu o cargo de Juiz em Taquaritinga, e em Timbaúba, transferindo-se, em seguida, como Juiz, para o interior do Pará.

Leia: João Pessoa e suas histórias: Festa da Conceição, no Cordão Encarnado

Ao estourar a Guerra do Paraguai, em 1864, o paraibano alistou-se no Exército Brasileiro e foi à luta. Ao retornar, Maciel Pinheiro apresentava-se doente, vindo a falecer seis dias antes da Proclamação da República, em 9 de novembro de 1889.

Leia: João Pessoa e suas histórias: o Hospital da Caridade

Pela sua representatividade e importância, Maciel Pinheiro passou a ser nome de uma das principais artérias urbanas da Cidade da Paraíba, uma rua de enorme importância para a história do comércio na capital paraibana.

You may also like

Comente