28 de março, na Comunicação Social, é dia do Revisor e do Diagramador

Revisor e diagramador são duas profissões destacadas nas tarefas da Comunicação Social, comemoradas na mesma data, o 28 de março

Sérgio Botêlho – Infelizmente, as profissões de Revisor e de Diagramador, inscritas com destaque na Comunicação Social, estão cada vez mais diluídas entre os jornalistas, ao menos nas publicações de porte médio para baixo, que têm de se preocupar em escrever, revisar e diagramar suas matérias.

Contudo, a ausência de profissionais específicos na execução dessas etapas da construção das matérias e de sua distribuição em uma página ou folha, no jornalismo, tem consequências negativas na qualidade do texto e no visual da publicação.

Tem contribuído para a diminuição de profissionais especificamente de revisão e de diagramação, nas publicações menos abastadas, principalmente o enxugamento de custos.

Além disso, a computação definitiva da produção jornalística, com o predomínio dos programas de software, cada vez mais aperfeiçoados, tem levado ao acúmulo de serviços a cargo do jornalista responsável pela reportagem e pelo texto.

Publicações maiores

Nas grandes publicações, porém, o trabalho do revisor e do diagramador são bastante específicos, o que resulta, evidentemente, na melhor qualidade das reportagens e na exposição visual qualificada de imagens e textos na publicação.

No mercado editorial, a ampla maioria dos escritores não dispensam, de forma nenhuma, o trabalho do revisor, assim como há jornalistas que se negam a aventurar-se pelo perigoso caminho da diagramação. Quem escreve não deve revisar. Neste caso, o olhar mais atento aos erros ortográficos, gramaticais e de digitação são necessariamente do profissional revisor.

No caso do diagramador, cabe a este profissional, com a capacitação de um design gráfico, estabelecer a harmonia de uma página ou de uma folha, tudo com o objetivo de facilitar a leitura das pessoas.

Assim, não é tão casual comemorar numa única data os dias do Revisor e do Diagramador, ofícios que continuam fundamentais em boas redações de jornais e revistas, bem como nas editoras de livros.

Portanto, salve o dia do Diagramador e do Revisor, profissões responsáveis pela qualidade das publicações postas à disposição dos leitores, no Brasil e no mundo.

You may also like

Leave a Reply