10 de março de 1557: realizado o primeiro culto protestante no Brasil

Durante a invasão francesa, na Baía da Guanabara, calvinistas realizam primeiro culto protestante no Brasil

Durante a invasão francesa, na Baía da Guanabara, calvinistas realizam primeiro culto protestante no Brasil

O dia 10 de março de 1557, na história brasileira, revela um fato importante no campo religioso. No Rio de Janeiro, no contexto da invasão francesa, foi realizado o primeiro culto protestante no Brasil, patrocinado pelos calvinistas invasores. 

Coincidentemente, João Calvino – nascido em 1509, oito anos antes de Lutero iniciar a reforma protestante -, é francês. Falecido em 1564, ele mesmo patrocinou a vinda dos calvinistas ao Rio de Janeiro, durante o domínio francês.

Na Baía da Guanabara, os franceses fundaram a França Antártica, e por lá ficaram até 1567, quando foram expulsos do litoral brasileiro, junto com a derrota da Confederação dos Tamoios, índios e aliados dos franceses, que objetivavam derrotar os portugueses, a qualquer custo e seja com que aliados fossem.

Fuga protestante

Consta que no Século XVI grande número de protestantes abandonaram a Europa rumo às Américas, fugindo da perseguição que lhes moviam os católicos durante o movimento da contra-reforma, em oposição ao protestantismo.

No Rio de Janeiro, os franceses desejavam fundar uma sociedade de orientação protestante, sob o comando de Nicolau Durand de Villegaignon, com fortes implicações econômicas, não somente religiosas.

É que os calvinistas pregavam, ao gosto das primeiras manifestações de uma economia de tipo capitalista, que o lucro era coisa de Deus, feito para sua glória, por pessoas com forte tendência à salvação eterna.

Portanto, constata-se que apenas 40 anos depois da publicação das 95 teses de Martinho Lutero, responsável pela reforma protestante, e ainda nos primeiros anos de dominação portuguesa na terra brasílis, pelas mãos dos calvinistas, de João Calvino, um dos mais importantes fundadores do protestantismo, os reformistas já chegaram no Brasil.

Fontes:

João Calvino

Calvinismo

Invasões francesas no Brasil Colonial

⏳ Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente