Igreja de Santa Teresa: rica em detalhes, beleza, história e fé

A Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, em João Pessoa, é parte do conjunto das Carmelitas, na atual Praça Dom Adauto.

410views
Igreja do Carmo
Igrejas do Carmo e de Santa Teresa, em João Pessoa. Foto: Setur-João Pessoa

Sérgio Botêlho – A Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, em João Pessoa, faz parte do conjunto das Carmelitas, que fica na atual Praça Dom Adauto. Porém, enquanto a Igreja e o Convento do Carmo foram erguidos ainda no Século XVI, a Igreja de Santa Tereza somente foi construída no Século XVIII.

O templo dedicado a Santa Teresa fica colado à Igreja do Carmo, e ainda hoje tem celebrações eucarísticas, sendo uma dos templos católicos preferidos por noivas e noivos para casamentos na capital paraibana.

Diferentemente da Igreja do Carmo, a de Santa Tereza tem muito menos espaço físico. Contudo, é muito rica em detalhes. Em várias partes do pequeno templo há ouro, a exemplo da capela mor. 

Descrição

A Igreja de Santa Tereza apresenta, conforme descreve tecnicamente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) “uma particularidade quanto ao seu plano, que é diferente do das demais da ordem: os quatro cantos da nave são chanfrados, o que lhe confere a forma octogonal”. 

Prossegue a descrição: “As colunas helicoidais com folhas estilizadas de acanto obedecem ao estilo da igreja principal da Ordem Carmelita. O forro do teto é em abóbada ogival, contando episódios da vida e morte da grande reformadora do Carmo”. 

Igreja de Santo Antônio, em João Pessoa (bela e contemporânea)

E, ainda: “No centro abre-se uma gigantesca rosa de pétalas douradas, de onde saem diversos raios que se dividem em triângulos, no meio dos quais ressaltam bustos de santos da ordem embutidos na madeira”. 

Enfim: “A sacristia tem cômoda de jacarandá com nicho aberto ladeado de ornatos; dois armários laterais divididos em escanihos com portinholas ( de grande valor artístico) e pia de pedra talhada, instalada em um compartimento especial”.

Destaques históricos e efemérides

Santa Teresa

Santa Tereza D’Ávila ou Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515. Com 21 anos entrou para a Ordem das Carmelitas (sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo), transformando-se, tempos depois, em grande reformadora dos carmelos.

Rompendo, então, com a tradição do pensamento católico como privilégio masculino, Teresa de Jesus revelou-se importante escritora do catolicismo, graças ao seu pai que, diferentemente do comportamento da época, induziu a filha à leitura de livros.

Dessa forma é que, após haver sido beatificada, em 1614, pelo papa Paulo V, e santificada, em 1622, pelo papa Gregório XV, Teresa de Jesus foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI, em 1970.

Fontes:

Igreja da Ordem Terceira do Carmo (João Pessoa) – Iphan

http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1499#:~:text=Apresentando%20uma%20particularidade%20quanto%20ao,quase%20todas%20cobertas%20de%20ouro.

Santa Teresa de Jesus

https://arqbrasilia.com.br/santa-teresa-de-jesus/#:~:text=Teresa%20de%20Jesus%20foi%20uma,%2C%20agradecida%2C%20santa%20e%20alegre.&text=Teresa%20de%20Jesus%20morreu%20no,Católica%20eu%20quero%20morrer!”.

You may also like

Comente