
Sérgio Botêlho – A Capela de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, em João Pessoa, faz parte do conjunto das Carmelitas, que fica na Praça Dom Adauto. Porém, enquanto a Igreja e o Convento do Carmo foram erguidos ainda no Século XVI, a Igreja de Santa Tereza somente foi construída no Século XVIII.
O templo dedicado a Santa Teresa fica colado à Igreja do Carmo, e ainda hoje tem celebrações eucarísticas, sendo uma dos templos católicos preferidos por noivas e noivos para casamentos na capital paraibana.
SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS
Diferentemente da Igreja do Carmo, a de Santa Teresa tem muito menos espaço físico. Contudo, é muito rica em detalhes. Em várias partes do pequeno templo há ouro, a exemplo da capela mor.
Descrição
A Capela de Santa Teresa apresenta, conforme descreve tecnicamente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) “uma particularidade quanto ao seu plano, que é diferente do das demais da ordem: os quatro cantos da nave são chanfrados, o que lhe confere a forma octogonal”.
Prossegue a descrição: “As colunas helicoidais com folhas estilizadas de acanto obedecem ao estilo da igreja principal da Ordem Carmelita. O forro do teto é em abóbada ogival, contando episódios da vida e morte da grande reformadora do Carmo”.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
E, ainda: “No centro abre-se uma gigantesca rosa de pétalas douradas, de onde saem diversos raios que se dividem em triângulos, no meio dos quais ressaltam bustos de santos da ordem embutidos na madeira”.
Enfim: “A sacristia tem cômoda de jacarandá com nicho aberto ladeado de ornatos; dois armários laterais divididos em escanihos com portinholas ( de grande valor artístico) e pia de pedra talhada, instalada em um compartimento especial”.
PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME. BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE
Santa Teresa
Santa Teresa D’Ávila ou Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515. Com 21 anos entrou para a Ordem das Carmelitas (sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo), transformando-se, tempos depois, em grande reformadora dos carmelos.
Rompendo, então, com a tradição do pensamento católico como privilégio masculino, Teresa de Jesus revelou-se importante escritora do catolicismo, graças ao seu pai que, diferentemente do comportamento da época, induziu a filha à leitura de livros.
Dessa forma é que, após haver sido beatificada, em 1614, pelo papa Paulo V, e santificada, em 1622, pelo papa Gregório XV, Teresa de Jesus foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI, em 1970.