Governador prorroga isolamento, com lockdown na capital

Governador prorroga isolamento social, no Ceará, até dia 31 de maio, com manutenção do lockdown na capital. O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio.

Como novidade, o decreto permite a circulação de advogados durante lockdown em Fortaleza. O deslocamento, no entanto, deve ser em razão da atividade advocatícia. O atendimento em escritórios continua suspenso, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, avalia que a prorrogação era esperada e foi norteada pelos protocolos da saúde que acompanham os números. O dirigente, porém, está confiante para a flexibilização e retomada gradual das atividades para o início de junho.

Fortaleza começa a colocar em prática o “lockdown” no dia 08 passado. Dessa forma, com medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas como forma de conter o avanço do novo coronavírus.

Na ocasião, foi a terceira capital do país a adotar a medida, depois de Belém (PA) e São Luís (MA). A estratégia impede a circulação de pessoas em espaços públicos, com exceção para os serviços essenciais.

Balanço

Depois de 15 dias de bloqueio total na capital cearense, os postos de saúde viram uma melhora no número de atendimentos a casos suspeitos de coronavírus. Mesmo assim, número de mortes continuava alto na capital e no Estado.

De acordo com o jornal Diário do Nordeste, na semana anterior à adoção da medida – de 1º a 7 de maio -, a média do índice de pessoas que permaneceram em casa, o chamado índice de isolamento na Capital, conforme informações da empresa de inteligência de dados Inloco, foi de 50,93%. 

Já na semana seguinte – 8 a 14 de maio -, a média foi para 54,37%. Do dia 15 até o dia 19 de maio, a taxa média foi 54,20%. Apesar do aumento de permanência nas residências, a taxa média ainda está distante do ideal de 70% orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

You may also like

Comente