Senado. Comenda Câmara Cascudo será entregue terça, 28

Milton Nascimento, Flávio Capitulino, Pedro Mastrobuono, Yara Tupynambá e Instituto Inhotim recebem Comenda Câmara Cascudo do Senado Federal

Está agendada para as 10h de terça (28) a sessão especial de entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. A solenidade está prevista para acontecer no plenário do Senado Federal. A condecoração é destinada a personalidades, instituições e grupos que contribuíram com o fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil.

A indicação dos agraciados é feita pelos senadores. Flávio Capitulino, Milton Nascimento, Pedro Machado Mastrobuono, Yara Tupynambá e o Instituto Inhotim serão os homenageados nessa edição. 

Histórico

O potiguar Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi historiador, antropólogo, advogado e jornalista. Viveu em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Pesquisador das manifestações culturais, deixou extensa obra, entre as quais O Dicionário do Folclore Brasileiro, de 1952. Sua obra completa engloba mais de 150 volumes.  

A criação da comenda partiu da então senadora e atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e foi instituída por resolução do Senado. A condecoração é entregue a cinco personalidades, instituições ou grupos. A análise é feita por um conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento na Casa.

Câmara Cascudo teve um grande impacto na cultura brasileira. Dessa forma, seus trabalhos foram fundamentais para a preservação de nossa herança cultural. Mas também para a divulgação de informações sobre a cultura e o folclore brasileiros.

Sua obra foi amplamente reconhecida em todo o mundo. Assim, em reconhecimento aos seus esforços para preservar e divulgar a cultura brasileira, a UNESCO nomeou-o um dos patrimônios vivos da humanidade, em 1997.

Câmara Cascudo faleceu em 1986, aos 88 anos, mas seu legado continua vivo até hoje. Portanto, sua obra continua a influenciar a cultura brasileira e seus ensinamentos ainda são lembrados por aqueles que buscam preservar e promover a cultura e o folclore brasileiros.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

You may also like

Comente