Dia de Iemanjá e de Nossa Senhora da Conceição: festa na Paraíba

960views

Sérgio Botêlho – O dia 8 de dezembro é dia especial para as religiões cristã, muçulmana e as de orientação afro-brasileira. É o dia dedicado a Maria, mãe de Jesus, concebida sem pecado, segundo a tradição do cristianismo. É o dia de sua concepção, nascida 9 meses depois, em 8 de setembro.

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

Também os muçulmanos, nesse dia, festejam Maria como Nur (luz) e Umm Nur (Mãe da Luz), tida para eles como mãe de Jesus, que é reconhecido como profeta de Deus (Allah), ao lado de Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Monoteístas, assim como os cristãos, os muçulmanos têm, contudo, Maomé como principal líder, profeta nascido 500 anos depois de Cristo.

JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS

Iemanjá

Para as religiões de matrizes africanas, o dia 08 de dezembro, de Nossa Senhora da Conceição, é dia de Iemanjá, mãe de todos os orixás. Embora, na Bahia, o dia dedicado a Iemanjá seja o dia 02 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, como Iemanjá é caracterizada, diferentemente de sua identificação com a Nossa Senhora da Conceição. Destaques da grande mídia impressa

Afora a Bahia, grande parte do Nordeste brasileiro associa Iemanjá a Nossa Senhora da Conceição, sendo o 8 de dezembro, inclusive, um dia feriado, quando acontecem grandes festividades tanto em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, pelos católicos, quanto pelos adeptos das religiões afro-brasileiras, em louvor à Rainha do Mar, pela umbanda.

Sincretismo

Isso é resultado de um movimento identificatório entre as crenças herdadas da África e as dos europeus, chamado sincretismo religioso. Na verdade, uma atitude de resistência dos escravos à imposição dos brancos católicos, que resultou nas denominações religiosas da umbanda e do candomblé, nascidas, portanto, no Brasil.

Paraíba

Na Paraíba é uma dia de muita celebração. Nas praias da Paraíba ocorrem manifestações em louvor a Iemanjá, por todo o dia, especialmente à noite, com enorme afluxo de gente, enquanto as igrejas católicas rendem homenagens a Nossa Senhora da Conceição. 

É, certamente, um dos maiores festejos do calendário do turismo religioso paraibano, mais conhecido mesmo como Dia de Iemanjá.

FONTES:

A Orixá da Criação

https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/iemanja-rainha-mar/

De Nossa Senhora da Conceição a Iemanjá

https://www.brasildefatope.com.br/2018/12/07/de-nossa-senhora-da-conceicao-a-iemanja-pernambuco-tem-dia-dedicado-a-fe#:~:text=Marca%20do%20sincretismo%20religioso%2C%20dia,celebrado%20nas%20igrejas%20e%20terreiros&text=Em%20Pernambuco%2C%20o%208%20de,a%20m%C3%A3e%20de%20Jesus%20Cristo.

VÍDEOS:

Reportagem

https://www.youtube.com/watch?v=0BIqLCXzyKM

You may also like

Comente