Conde tem festa para a padroeira Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Conde-PB
Igreja Nossa Senhora da Conceição. Conde-PB. Foto: PB-Tur.

Sérgio Botêlho – São numerosas as manifestações de júbilo pela passagem do dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba. Principalmente no litoral paraibano, embora a invocação de Maria pela sua concepção imaculada, segundo os dogmas do catolicismo, aconteça em diversas regiões do estado. Afinal, Nossa Senhora da Conceição é padroeira de diversos municípios paraibanos.

No Litoral, Nossa Senhora da Conceição é padroeira do município do Conde. Além de tradição católica, o Conde, com suas belas praias, falésias e mangues, também possui importante vinculação histórica às religiões e culturas de matrizes afro-brasileiras. 

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Além, é claro, de significativos resquícios de cultura e crenças indígenas, o que acaba provocando, assim como ocorre no resto do Brasil, um riquíssimo sincretismo religioso e cultural.

Novena

Essa mistura maravilhosa, evidentemente, acaba se refletindo nas festividades de Nossa Senhora da Conceição, no dia 08 de outubro. Primeiramente, a festa começa no dia 29 de novembro, pela força da tradição das novenas da Igreja Católica. 

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Naturalmente, a novena a Nossa Senhora da Conceição acaba provocando festividades profanas paralelas. Portanto, durante o período, a cidade do Conde se transforma numa festa que agrada não apenas os crentes em Maria como, também, os não crentes, afora os seguidores de outras crenças.

As primeiras ocupações que deram início ao Conde eram de índios Tabajaras e Potiguaras. Durante o domínio holandês foi fundado um povoado com o nome de Maurícia, em homenagem a Maurício de Nassau. Depois de expulsos os holandeses, os portugueses criaram, em 1668, a Freguesia em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Portanto, é uma das aglomerações urbanas mais antigas do estado, entre as que homenageiam a santa.

Durante a festa, todas as noites a matriz de Nossa Senhora da Conceição fica lotada de fiéis que chegam para homenagear a mãe de Jesus. Também há contratação de bandas pela prefeitura. Enfim, um evento que merece ser prestigiado, o da Festa de Nossa Senhora da Conceição, na cidade do Conde.

FONTES:

Prefeitura Municipal do Conde – História

https://conde.pb.gov.br/portal/a-cidade/historia

Festa da padroeira do Conde

https://www.litoralja.com.br/2018/12/festa-da-padroeira-de-conde-e-celebrada.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.