Coqueirinho do Norte: na Paraíba, encanto potiguar que beira o sublime

Sérgio Botêlho – O município de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, possui uma de suas praias, Coqueirinho do Norte, completamente indisposta para conformações muito urbanizadas. Dessa forma, ela mantém traços de uma praia selvagem, bem afeita aos gostos indígenas e, portanto, de todos os que apreciam a natureza como ela é.

VACINA, SIM! VACINA, JÁ! VACINA PARA TODOS! Saiba mais, CLICANDO AQUI.

Praia de Coqueirinho do Norte tem uma homônima no litoral do Conde, na própria Paraíba, no Litoral Sul: a Praia de Coqueirinho ou Praia do Coqueirinho. Aliás, que em função da Coqueirinho do Norte, de Marcação, também é chamada de Coqueirinho do Sul.

Coqueirinho do Norte-PB é um verdadeiro encanto que provoca paixão à primeira vista. O acesso à praia já foi mais difícil, permitida apenas a barcos, a automóveis 4X4 ou mesmo automóveis comuns. Porém, neste último caso, pela beira-mar, com maré baixa.

Praias da Paraíba

Contudo, agora é diferente. Com a construção da estrada de ligação da praia à PB-041, um maior número de visitantes pode desfrutar da riqueza desta praia indígena potiguara. Dessa forma, curtir o encontro do rio Caieiras com o mar.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Para chegar à praia do município de Marcação, a partir de João Pessoa, tem de pegar a BR-101 e entrar em Mamanguape, pela PB-041. Então, segue até pouco antes da entrada para a Baía da Traição, pegando um acesso à PB-008 Norte.

Aldeia indígena

Por se constituir

Coqueirinho do Norte
Youtube

em aldeia indígena, o que mais o turista pode encontrar na praia é índio. Portanto, além do mar, tem a sua disposição uma culinária invejável, pelas mãos indígenas que dão sabor e textura, especialmente aos frutos do mar.

A praia, na maré baixa, vira um imenso lago de água salgada e morna, fácil de quebrar qualquer tipo de resistência a seu usufruto. Para as crianças, então, é um mar de tranquilidade absoluta.

A partir de Coqueirinho do Norte, há passeio de barco até a Barra de Mamanguape. É por lá que vai ser possível entrar em contato com o projeto Peixe Boi, uma experiência realmente incrível de preservação da natureza marinha.

Na sua próxima oportunidade, não deixe de conhecer a Praia de Coqueirinho do Norte. 

(Sérgio Botêlho)

Vídeo:

Praia de Coqueirinho do Norte – Tão linda quanto a do Sul – Expedição Litoral Norte-PB – Tácio Adventures

 

Fontes:

Sobre a aldeia-praia Coqueirinho do Norte

https://www.marcacao.pb.gov.br/portal/a-cidade/turismo 

4 comentários em “Coqueirinho do Norte: na Paraíba, encanto potiguar que beira o sublime

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.