Entre Coqueirinho e Carapibus, tem a maravilhosa praia de Tabatinga

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nesses links, e ir direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Entre as praias tão especiais de Carapibus e Coqueirinho, no Conde, reina não menos poderosa a de Tabatinga. Todas elas no belo e prestigiado, nacionalmente, Litoral Sul da Paraíba, reforçando o prestígio do turismo paraibano.

Tabatinga, palavra de origem indígena, carrega o significado da argila, especialmente a esbranquiçada. E o que não falta nos contrafortes da praia de Tabatinga é argila, modelada nas falésias que embelezam o local.

Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga. Foto: Youtube

Por sinal, as argilas de Tabatinga são curtidas como material para embelezar a pele. Tanto assim que os visitantes são comumente vistos emoldurados pelo barro ali existente. Todos em busca da juventude eterna!

Areias e águas

Suas areias brancas e suas águas mornas repetem o que é comum nas praias paraibanas. Acrescente-se, entretanto, que, diferentemente do que acontece nas praias vizinhas, Tabatinga parece mais uma praia particular. Isso porque não existe muito serviço de bar e restaurante.

(Assim, é bom levar o que beber e o que comer, se for passar muito tempo. Sem esquecer, enfim, de levar sacolinhas para não deixar lixo no local.)

No entanto, é uma praia pública. Afinal, no Brasil inexiste praia privada. Por serem constitucionalmente classificadas como bens da União, as praias brasileiras são todas elas, felizmente, bens públicos.

Maceió

Da mesma forma que em outras praias da região, Tabatinga também é servida por maceió. Portanto, é possível ao visitante revezar entre banhos de água salgada e doce, o que é, particularmente, uma gostosa distração.

Agora, diversamente de Coqueirinho e, principalmente, de Carapibus, Tabatinga não possui um mar, digamos assim, muito tranquilo. Pelo contrário: suas ondas são meio bravias e exigem cuidados, não só das crianças, mas também, dos adultos.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Preservação ambiental

Por fim, o que é uma boa, trata-se de uma área de preservação ambiental. Portanto, sob fiscalização permanente da Universidade Federal da Paraíba e do Ministério Público, tanto federal quanto estadual. O que tem permitido conter abusos de particulares que buscam construir de forma irregular, na praia.

Um excelente passeio, afinal, ir à praia de Tabatinga, no Conde, em sua próxima visita à Paraíba. E se o distinto que estiver lendo o texto apreciar a tranquilidade, então, com certeza vai gostar, e muito!

FONTES:

Praia de Tabatinga, no Conde, PB, é paradisíaca e ideal para descanso

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/01/26/praia-de-tabatinga-no-conde-pb-e-paradisiaca-e-ideal-para-descanso.ghtml

Praias que você precisa conhecer na Paraíba

https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/brasis/10-praias-da-paraiba-que-voce-precisa-conhecer/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.