Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba

Baía da Traição
Baía da Traição: Crédito da foto: Trilha dos Potiguaras

Sérgio Botêlho – No Litoral Norte da Paraíba há uma praia que, além de muito bela, tem uma história que impõe respeito: Baía da Traição. Ali residem alguns milhares de descendentes dos antigos proprietários da maior parte do Nordeste: os índios Potiguaras.

Os Potiguaras, por sinal, na Paraíba, não restam aldeados apenas em Baía da Traição. Mas também em Rio Tinto e Marcação, dois municípios vizinhos à Baía. Ao todo, são 32 aldeias ocupando espaço de 33.757 hectares. Foi naquela região em que foram confinados após a conquista da Paraíba, em 1585.

Isso é tudo o que restou a eles de um domínio absoluto sobre o Litoral paraibano. Por sinal, um domínio a se espraiar por um território que começava no atual Estado do Maranhão e chegava ao Litoral do Estado de Pernambuco.

Table of Contents

História

TAMBAÚ, linda praia do mar! ACESSE AQUI

A Baía da Traição foi palco de episódios sangrentos marcados, especialmente, pela exploração e comércio do pau brasil. Assim sendo, por ali se digladiaram portugueses, holandeses, franceses e índios nos primeiros capítulos da história do Brasil. 

Hoje, os índios se tornaram – não, absolutamente, mas, no que podem – guardiões de praias com fortes atrativos naturais. Portanto, falésias, rios e lagos oferecem aos turistas – que, a bem da verdade, ainda não são em elevado número – momentos de desfrute inigualável.

A praia 

Baía da TraiçãoA praia, particularmente, é muito boa de banho, porque limpa, tranquila e morna, como se repete por todo o litoral paraibano. Melhor ainda, para as crianças, nos momentos de maré baixa, quando se torna ainda mais agradável.

De lembrança a quem passa, têm as artes indígenas, que são comercializadas na praia. Ainda mais, nas aldeias, mesmo, onde a visita é algo obrigatório para o turista. Inclusive, com passagens pelas ocas.

Em Baía da Traição existe uma razoável estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A culinária local providenciada pelos caboclos, tem, sobretudo, o gosto da simplicidade, baseada em frutos do mar.

Dessa forma, não deixe de visitar Baía da Traição na próxima vez em que você for à Paraíba. Você vai ver só o que estava perdendo, até então.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Fontes:

NO LITORAL NORTE DA PARAÍBA – COMPLEMENTAÇÃO – Luiz PATRIANNI, com a colaboração de Marcelo GOMES

(Ajustamentos e Resumo de José Octávio de ARRUDA MELLO)

https://auniao.pb.gov.br/produtos/copy_of_livros/a-paraiba-e-o-litoral-norte-parte-3

Baía da Traição: roteiro rico em curiosidades históricas

https://auniao.pb.gov.br/noticias/turismo/baia-da-traicao-roteiro-rico-em-curiosidades-historicas

Vídeos:

Baía da Traição – A mais badalada praia da região – Expedição Litoral Norte da Paraíba

Trilha dos Potiguaras – Aldeias / Baía da Traição

https://www.youtube.com/watch?v=228LrX3UPWs

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.