Camurupim, no Litoral Norte: praia reservada e preservada

802views

Uma das marcas mais apreciadas pelos visitantes, no Litoral Norte da Paraíba, é a preservação de suas praias e mangues, guardando condições bem próximas da natureza original. Os maiores responsáveis por isso são índios, pescadores e catadores de frutos do mar.

E-BOOK GRATUITO - BAIXE AGORA Praias urbanas, belas e naturais da Grande João Pessoa

Não aleatoriamente, essas pessoas agem dessa maneira pelo simples fato de que vivem exatamente da natureza, e de sua preservação, uma vez que a degradação do meio ambiente haverá de afetá-los mortalmente.

Curtir as praias dos municípios de Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca é se deparar com cenários que se assemelham a paraísos na Terra, pela limpeza de suas águas e pela extrema beleza das paisagens.

Maravilhosas praias da Paraíba

As aldeias

São 32 aldeias que existem na região, todas de povos remanescentes das tribos potiguaras, que ali foram aldeados desde que os portugueses os derrotaram lá pelos idos de 1585, quando da conquista da Paraíba e da fundação da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, hoje, João Pessoa.

Entre essas praias maravilhosas, fantásticas pelos banhos das marés, que misturam água doce com água salgada, ora com a predominância de uma, ora com a predominância da outra, é a da Praia de Camurupim.

A Aldeia Camurupim (vizinha a uma das praias mais amadas da região, a de Coqueirinho do Norte), bastante conhecida pelos turistas e admirada pela sua bela vista, tem, além do banho, uma deliciosa peixada que é oferecida nos bares e restaurantes da aldeia potiguara. 

No Porto de Camurupim (ponto de ancoragem dos barcos pesqueiros da aldeia), é possível fazer também um belo passeio de canoa motorizada (ou não) pelos lindos pontos que rodeiam a aldeia.

Também é possível visitar, de canoa ou barco, a Reserva do Peixe Boi Marinho. A Barra de Mamanguape e toda a área são locais nativos desse mamífero, e os visitantes podem avistar um deles nadando pelo rio livremente.

Não vacile. Na próxima visita à Paraíba, não deixe de ir até o Litoral Norte. E, uma vez na região, vá até a Aldeia Camurupim apreciar o espetáculo que o local oferece. É realmente imperdível.

 

You may also like

Leave a Reply