Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba

1.3kviews
Baía da Traição
Baía da Traição: Crédito da foto: Trilha dos Potiguaras

Sérgio Botêlho – No Litoral Norte da Paraíba há uma praia que, além de muito bela, tem uma história que impõe respeito: Baía da Traição. Ali residem alguns milhares de descendentes dos antigos proprietários da maior parte do Nordeste: os índios Potiguaras.

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

Os Potiguaras, por sinal, na Paraíba, não restam aldeados apenas em Baía da Traição. Mas também em Rio Tinto e Marcação, dois municípios vizinhos à Baía. Ao todo, são 32 aldeias ocupando espaço de 33.757 hectares. Foi naquela região em que foram confinados após a conquista da Paraíba, em 1585.

Isso é tudo o que restou a eles de um domínio absoluto sobre o Litoral paraibano. Por sinal, um domínio a se espraiar por um território que começava no atual Estado do Maranhão e chegava ao Litoral do Estado de Pernambuco.

História

A Baía da Traição foi palco de episódios sangrentos marcados, especialmente, pela exploração e comércio do pau brasil. Assim sendo, por ali se digladiaram portugueses, holandeses, franceses e índios nos primeiros capítulos da história do Brasil. 

Hoje, os índios se tornaram – não, absolutamente, mas, no que podem – guardiões de praias com fortes atrativos naturais. Portanto, falésias, rios e lagos oferecem aos turistas – que, a bem da verdade, ainda não são em elevado número – momentos de desfrute inigualável.

A praia 

Baía da TraiçãoA praia, particularmente, é muito boa de banho, porque limpa, tranquila e morna, como se repete por todo o litoral paraibano. Melhor ainda, para as crianças, nos momentos de maré baixa, quando se torna ainda mais agradável.

De lembrança a quem passa, têm as artes indígenas, que são comercializadas na praia. Ainda mais, nas aldeias, mesmo, onde a visita é algo obrigatório para o turista. Inclusive, com passagens pelas ocas.

Em Baía da Traição existe uma razoável estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A culinária local providenciada pelos caboclos, tem, sobretudo, o gosto da simplicidade, baseada em frutos do mar.

Dessa forma, não deixe de visitar Baía da Traição na próxima vez em que você for à Paraíba. Você vai ver só o que estava perdendo, até então.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Fontes:

NO LITORAL NORTE DA PARAÍBA – COMPLEMENTAÇÃO – Luiz PATRIANNI, com a colaboração de Marcelo GOMES

(Ajustamentos e Resumo de José Octávio de ARRUDA MELLO)

https://auniao.pb.gov.br/produtos/copy_of_livros/a-paraiba-e-o-litoral-norte-parte-3

Baía da Traição: roteiro rico em curiosidades históricas

https://auniao.pb.gov.br/noticias/turismo/baia-da-traicao-roteiro-rico-em-curiosidades-historicas

Vídeos:

Baía da Traição – A mais badalada praia da região – Expedição Litoral Norte da Paraíba

 

Trilha dos Potiguaras – Aldeias / Baía da Traição

https://www.youtube.com/watch?v=228LrX3UPWs Destaques da grande mídia impressa

You may also like


Discover more from Memória Paraibana

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

One thought on “Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba

Comente