
Sérgio Botêlho – No Litoral Norte da Paraíba há uma praia que, além de muito bela, tem uma história que impõe respeito: Baía da Traição. Ali residem alguns milhares de descendentes dos antigos proprietários da maior parte do Nordeste: os índios Potiguaras.
HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUXOs Potiguaras, por sinal, na Paraíba, não restam aldeados apenas em Baía da Traição. Mas também em Rio Tinto e Marcação, dois municípios vizinhos à Baía. Ao todo, são 32 aldeias ocupando espaço de 33.757 hectares. Foi naquela região em que foram confinados após a conquista da Paraíba, em 1585.
Isso é tudo o que restou a eles de um domínio absoluto sobre o Litoral paraibano. Por sinal, um domínio a se espraiar por um território que começava no atual Estado do Maranhão e chegava ao Litoral do Estado de Pernambuco.
História
A Baía da Traição foi palco de episódios sangrentos marcados, especialmente, pela exploração e comércio do pau brasil. Assim sendo, por ali se digladiaram portugueses, holandeses, franceses e índios nos primeiros capítulos da história do Brasil.
Hoje, os índios se tornaram – não, absolutamente, mas, no que podem – guardiões de praias com fortes atrativos naturais. Portanto, falésias, rios e lagos oferecem aos turistas – que, a bem da verdade, ainda não são em elevado número – momentos de desfrute inigualável.
A praia
A praia, particularmente, é muito boa de banho, porque limpa, tranquila e morna, como se repete por todo o litoral paraibano. Melhor ainda, para as crianças, nos momentos de maré baixa, quando se torna ainda mais agradável.
De lembrança a quem passa, têm as artes indígenas, que são comercializadas na praia. Ainda mais, nas aldeias, mesmo, onde a visita é algo obrigatório para o turista. Inclusive, com passagens pelas ocas.
Em Baía da Traição existe uma razoável estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A culinária local providenciada pelos caboclos, tem, sobretudo, o gosto da simplicidade, baseada em frutos do mar.
Dessa forma, não deixe de visitar Baía da Traição na próxima vez em que você for à Paraíba. Você vai ver só o que estava perdendo, até então.
Fontes:
NO LITORAL NORTE DA PARAÍBA – COMPLEMENTAÇÃO – Luiz PATRIANNI, com a colaboração de Marcelo GOMES
(Ajustamentos e Resumo de José Octávio de ARRUDA MELLO)
https://auniao.pb.gov.br/produtos/copy_of_livros/a-paraiba-e-o-litoral-norte-parte-3
Baía da Traição: roteiro rico em curiosidades históricas
https://auniao.pb.gov.br/noticias/turismo/baia-da-traicao-roteiro-rico-em-curiosidades-historicas
Vídeos:
Baía da Traição – A mais badalada praia da região – Expedição Litoral Norte da Paraíba
Trilha dos Potiguaras – Aldeias / Baía da Traição
https://www.youtube.com/watch?v=228LrX3UPWs Destaques da grande mídia impressa
Discover more from Memória Paraibana
Subscribe to get the latest posts sent to your email.


One thought on “Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba”