Passaporte especial para vacinados está em gestação; há resistências

Países buscam encontrar saída para retomada do movimento turístico e da economia e estudam passaporte especial
Governos e empresas desenvolvedoras de tecnologias de todo o mundo estão estudando o possível uso de “passaportes de vacinação” como uma forma de reabrir economias, identificando pessoas já protegidas contra o coronavírus.
A informação foi veiculada nesta quinta-feira, 04, pelo O Globo, que adianta haver resistências à medida, uma vez que essas ferramentas têm consequências, como a possível exclusão de grupos inteiros de eventos sociais.
De acordo com o jornal, os setores que resistem estão exortando os legisladores a refletir seriamente sobre seu uso. Contudo, as indústrias de viagens e lazer, que tentaram sobreviver com a aplicação de regras de distanciamento social, estão especialmente interessadas em uma forma de verificar rapidamente quem está protegido.
Entre as companhias que estão desenvolvendo passaportes, segundo O Globo, estão a empresa biométrica iProov e a empresa de segurança cibernética Mvine, aponta o jornal, que criaram um passaporte de de vacinação que está sendo testado pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico após receber financiamento do governo britânico.
O fundador e CEO da IProov, Andrew Bud, acredita que esses passaportes precisam conter apenas duas informações. “Uma é: essa pessoa foi vacinada? E a outra: como é essa pessoa?”
Apenas um rosto deve ser relacionado a um estado de vacinação, sem a necessidade de saber a identidade da pessoa, acrescentou ele.
Enquanto isso, revela a matéria, a Suécia já planeja lançar um “certificado de vacinação digital” e encarregou três agências governamentais de desenvolver a infraestrutura para lidar com os dados pessoais relevantes.
O novo certificado deve estar pronto para uso “antes do verão [do hemisfério Norte]”, disseram a ministra da Saúde Lena Hallengren e o ministro da Digitalização, Anders Ygeman, em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.
Leia matéria completa no link:
https://oglobo.globo.com/economia/covid-empresas-de-tecnologia-ja-desenvolvem-passaporte-para-vacinados-24868761 HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

 

You may also like

Comente