Cenário de muitos filmes, a cidade de Cabaceiras mantém grande atração turística na região mais seca da Paraíba
Cabaceiras, conhecida como a ‘roliúde’ nordestina, já foi cenário de filmes, novelas e séries de TV, e continua encantadora.
O semiárido nordestino é uma das regiões mais secas do país. Assim, seu povo tem de conviver a maior parte do tempo sem chuva. Mas, o que dá para chorar dá para rir, como é o caso de Cabaceiras, na Paraíba.
Justamente por isso, a cidade virou cenário para filmes, séries e novelas de sucesso, no país. Por conta das poucas nuvens e de um sol sempre à disposição, Cabaceiras virou queridinha dos cineastas. Quem não quer luz natural por mais tempo nas filmagens?
Para completar, a pequena cidade, em torno de 5 mil habitantes, é encantadora do ponto de vista de seu casario. Com destaque, ainda, para uma cultura de vida autenticamente nordestina sem muitos rebuscamentos da modernidade.
|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|
Festa do Bode Rei
A economia local, bastante alicerçada na caprinocultura, acabou servindo para promover a cidade, do ponto de vista de suas atrações. A caprinocultura dominante resultou numa festa junina especialmente encantadora, que é a Festa do Bode Rei (que não aconteceu na versão 2020 por força da pandemia do coronavírus).
Lajedo do Pai Mateus
A natureza que escondeu a chuva também revelou cenários deslumbrantes no semiárido. Dessa forma, para completar os atrativos locais, de forte atração turística, tem o famoso Lajedo do Pai Mateus, com espetacular pôr-do-sol, sempre sem nuvens.
É comum excursões com estrangeiros até o Lajedo do Pai Mateus. Os pacotes são incluídos a partir de João Pessoa e de Natal, principalmente. E pelo encantamento que se percebe nos visitantes, não há arrependimento à vista.
Tecnicamente falando, o Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa com pedras arredondadas de até 45 toneladas. Em algumas das pedras, há pinturas rupestres atribuídas aos índios Cariris, datadas de cerca de 12.000 anos. No local, conta a lenda, viveu um ermitão, o Pai Mateus, curandeiro que exerceu seu mister por volta do século XVII.
Culinária
A culinária de Cabaceiras repete a cultura alimentar nordestina, com destaque para as comidas de milho, a farinha local, e os pratos baseados na caprinocultura. Além, é claro, de uma cachacinha deliciosa. Não foi anotada, até agora, nenhuma reclamação dos visitantes. Muito pelo contrário!
Não perca
Portanto, tendo oportunidade, não perca, mas, de jeito nenhum, a possibilidade de visitar Cabaceiras. Uma viagem que certamente ficará registrada naquela parte do cérebro onde estão arquivadas as coisas inesquecíveis das nossas vidas.
Vídeo:
VISITANDO CABACEIRAS PB – CIDADE DO AUTO DA COMPADECIDA
ENVIAR MENSAGEM