Uma catedral dedicada a Nossa Senhora da Luz, em Guarabira

Sérgio Botêlho -Entre os templos religiosos do Brejo Paraibano, certamente a Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, tem destaque na região, primeiro, por sua historicidade, segundo por servir de Diocese a abranger diversos municípios.

E-BOOK GRATUITO - Todas as praias de João Pessoa e Cabedelo, no Litoral Paraibano

Criada em 11 de outubro de 1980, pelo Papa João Paulo II, e instalada pouco mais de um ano depois, em 27 de dezembro de 1981, a Diocese de Guarabira compreende as regiões pastorais de Alagoa Grande, Araruna, Guarabira, Pirpirituba e Solânea.

Ao todo são 32 paróquias no âmbito da jurisdição eclesiástica da Diocese de Nossa Senhora da Luz, e quatro santuários: Santuário Frei Damião de Bozzano (Guarabira), Santuário Padre Mestre Ibiapina (Solânea), Santuário Cruzeiro de Roma (Bananeiras), Santuário Nossa Senhora de Fátima (Araruna).

A igreja

As primeiras manifestações em louvor a Nossa Senhora da Luz ocorreram por volta de 1750, com a chegada à região de uma família portuguesa, oriunda de Beiriz, em território luso, à frente o senhor José Rodrigues Gonçalves da Costa.

Vindo obrigado por uma promessa feita ainda em seu país natal, o recém chegado logo providenciou a construção de uma igreja em prol da invocação mariana de Nossa Senhora da Luz, ficando o ano de 1750 como o marco primeiro do novo templo católico.

Já a Paróquia de Nossa Senhora da Luz foi criada em 27 de abril de 1837, então vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife, o que perdurou até 27 de abril de 1892, quando foi constituída uma nova Diocese, na capital paraibana, englobando Paraíba e Rio Grande do Norte.

A versão mais próxima à atual da catedral guabirense foi construída, a partir de 1857, obedecendo a um estilo renascentista. Contudo, bem recentemente, em 1981, uma reforma a deixou com uma arquitetura clássica e moderna. 

Uma visita indispensável.

 

FONTES:

Catedral de Nossa Senhora da Luz – Guarabira

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Nossa_Senhora_da_Luz_(Guarabira)

Catedral da Luz 

https://www.facebook.com/cns.daluz/

Diocese de Guarabira

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Guarabira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.