Cruzeiro de Roma, em Bananeiras: monumento religioso centenário

Há em Bananeiras, mais precisamente no distrito de Roma, um monumento religioso mais que centenário: o Cruzeiro de Roma.

Cruzeiro de Roma
Youtube

Há em Bananeiras, mais precisamente no distrito de Roma, cerca de 13 km da sede do município, um monumento religioso mais que centenário: o Cruzeiro de Roma. Composto de uma cruz sobre uma base elevada (entregue em 1901) e uma capela (construída em 1907) é um conjunto monumental dos mais antigos da Paraíba.

A cidade de Bananeiras faz parte do chamado Circuito do Frio, na Paraíba, apresentando clima e conformação geográfica semelhante às de países europeus. Portanto, tem enorme prestígio como destino turístico paraibano.

Importância histórica

Para se ter uma ideia da importância histórica da cidade de Bananeiras, 80 exemplares de seu casario são catalogados pelo Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (Iphaep), e se encontram em bom estado de conservação.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

O cruzeiro

A construção do cruzeiro foi levada a cabo, segundo registra a história, por um fazendeiro da região, após ter alcançado uma graça. O conjunto da obra, capela e cruzeiro, é dedicada à Sagrada Família e teve, à época da construção, a devida autorização do Vaticano.

Do alto da construção, que fica a mais de 500 metros de altura, é possível avistar 5 cidades vizinhas a Bananeiras. E, ainda, a Estátua de Frei Damião, em Guarabira, outro dos monumentos notáveis, na Paraíba, do ponto de vista religioso.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Romarias

O monumento religioso bananeirense é destino de romarias que ocorrem por todo o ano. Não somente pelos romeiros que se destinam ao Cruzeiro de Roma, propriamente, como os que, de passagem, têm como alvo de suas caminhadas religiosas a Estátua de Frei Damião.

Registre-se, também, que no ano 2000, durante o Jubileu da Fé Cristã, foi construída uma Porta Santa, no local – da mesma forma que o restante da construção, com autorização do Vaticano -, que passou a fazer parte do conjunto que forma o Cruzeiro de Roma.

Fontes:

O Cruzeiro de Roma

http://www.cchsa.ufpb.br/heb/contents/arquivos/educacao-patrimonial/cruzeiro-de-roma/cruzeiro-de-roma.pdf

Bananeiras

http://ecoviagem.com.br/brasil/paraiba/bananeiras/

Vídeos:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.