• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Memorial do venerável Frei Damião, em Guarabira, impressiona pela grandiosidade

Memorial Frei Damião

Memorial do venerável Frei Damião, em Guarabira, impressiona pela grandiosidade

Memorial Frei Damião

Memorial Frei Damião. Crédito: Governo da Paraíba

A um passo de ser beatificado, Frei Damião já é um venerável da Igreja Católica, conforme reconhecimento feito pelo Papa Francisco, em 2019. Com isso, começa a se cumprir o roteiro que visa torná-lo primeiro beato, e depois santo da Igreja, o que, para a maioria do povo nordestino, ele já era desde que estava vivo.

Frei Damião nasceu na cidade de Bozzano, em Toscana, na Itália, sendo batizado com o nome de Pio Gianotti, em 1898. Viveu na Itália até 1931, quando veio para o Brasil. Ainda na Itália, recebeu os votos religiosos aos 17 anos.

Guerra

Antes de vir para o Brasil, ele foi convocado pelo exército italiano, tendo lutado na Primeira Guerra Mundial. Fato que lhe deixou marcas, uma vez que não podia ouvir o barulho de fogos, que reclamava, exatamente por isso. 

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Durante a Segunda Guerra Mundial permaneceu recluso em um convento na cidade de Maceió, em Alagoas, até o fim do conflito. A partir daí, viveu como um peregrino evangelizador pelos sertões nordestinos em meio a um povo que lhe considera irmão.

Por mais de 60 anos, a vida do franciscano foi essa, percorrendo o interior do Nordeste. Em maio ao povo, sua fama cresceu muito em função da condição assumida de conselheiro, que pregava o respeito absoluto à Igreja e a seus mandamentos, assumindo uma pregação fortemente moralista, o que condizia com as expectativas do sofrido povo da região.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Enfim, apenas três anos depois que chegou ao Nordeste, morreu o Padre Cícero Romão Batista, outro santo para os nordestinos. Logo, o seu estilo caminhante e pregador transformou-o, rapidamente, mais que sucessor, porém, a própria encarnação do Padre Cícero.

O memorial

Construído na Serra da Jurema, no Piemonte da Borborema, no município de Guarabira, o Memorial foi inaugurado em dezembro de 2004, e é composto de um museu e uma estátua.

Por todos os dias dos anos, a partir de então, é destino de milhares de peregrinos em romaria. A estátua tem 34 metros de altura, pode ser vista de qualquer ponto da cidade de Guarabira, e do seu alto é possível avistar a paisagem por cerca de 50 quilômetros.

Fontes:

Frei Damião fica mais perto da beatificação depois de ser considerado venerável

Fonte: undefined – iG https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-04-08/frei-damiao-fica-mais-perto-da-beatificacao-depois-de-ser-considerado-veneravel.html

Frei Damião – Religioso católico italiano

https://www.ebiografia.com/frei_damiao/

Memorial Frei Damião

https://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_Frei_Dami%C3%A3o

EM GUARABIRA, MEMORIAL ATRAI MILHARES DE TURISTAS E FIÉIS O ANO TODO

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/em-guarabira-o-memorial-de-frei-damiao-atrai-milhares-de-turistas-e-fieis-o-ano-todo/

Vídeos:

Frei Damião

https://www.youtube.com/watch?v=slO996EeacI

Visita ao Memorial Frei Damião Guarabira-PB

https://www.youtube.com/watch?v=nglkMd6PABQ&t=144s 

Related Posts
Crédito: Youtube
Afora o emblemático e grandioso monumento a Frei Damião na cidade de Guarabira, considerada Capital do Brejo paraibano, há uma outra monumental homenagem ao Frei na cidade de Sousa, a ...
READ MORE
Em Sousa, no Alto Sertão paraibano, monumento homenageia

Sérgio Botêlho

Jornalista

One thought on “Memorial do venerável Frei Damião, em Guarabira, impressiona pela grandiosidade

Uma catedral dedicada a Nossa Senhora da Luz, em GuarabiraPublicado em  9:45 pm - dez 20, 2020

[…] no âmbito da jurisdição eclesiástica da Diocese de Nossa Senhora da Luz, e quatro santuários: Santuário Frei Damião de Bozzano (Guarabira), Santuário Padre Mestre Ibiapina (Solânea), Santuário Cruzeiro de Roma (Bananeiras), Santuário […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: