Memorial do venerável Frei Damião, em Guarabira, impressiona pela grandiosidade

A um passo de ser beatificado, Frei Damião já é um venerável da Igreja Católica, conforme reconhecimento feito pelo Papa Francisco

Memorial Frei Damião
Memorial Frei Damião. Crédito: Governo da Paraíba

A um passo de ser beatificado, Frei Damião já é um venerável da Igreja Católica, conforme reconhecimento feito pelo Papa Francisco, em 2019. Com isso, começa a se cumprir o roteiro que visa torná-lo primeiro beato, e depois santo da Igreja, o que, para a maioria do povo nordestino, ele já era desde que estava vivo.

Frei Damião nasceu na cidade de Bozzano, em Toscana, na Itália, sendo batizado com o nome de Pio Gianotti, em 1898. Viveu na Itália até 1931, quando veio para o Brasil. Ainda na Itália, recebeu os votos religiosos aos 17 anos.

Guerra

Antes de vir para o Brasil, ele foi convocado pelo exército italiano, tendo lutado na Primeira Guerra Mundial. Fato que lhe deixou marcas, uma vez que não podia ouvir o barulho de fogos, que reclamava, exatamente por isso. 

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Durante a Segunda Guerra Mundial permaneceu recluso em um convento na cidade de Maceió, em Alagoas, até o fim do conflito. A partir daí, viveu como um peregrino evangelizador pelos sertões nordestinos em meio a um povo que lhe considera irmão.

Por mais de 60 anos, a vida do franciscano foi essa, percorrendo o interior do Nordeste. Em maio ao povo, sua fama cresceu muito em função da condição assumida de conselheiro, que pregava o respeito absoluto à Igreja e a seus mandamentos, assumindo uma pregação fortemente moralista, o que condizia com as expectativas do sofrido povo da região.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Enfim, apenas três anos depois que chegou ao Nordeste, morreu o Padre Cícero Romão Batista, outro santo para os nordestinos. Logo, o seu estilo caminhante e pregador transformou-o, rapidamente, mais que sucessor, porém, a própria encarnação do Padre Cícero.

O memorial

Construído na Serra da Jurema, no Piemonte da Borborema, no município de Guarabira, o Memorial foi inaugurado em dezembro de 2004, e é composto de um museu e uma estátua.

Por todos os dias dos anos, a partir de então, é destino de milhares de peregrinos em romaria. A estátua tem 34 metros de altura, pode ser vista de qualquer ponto da cidade de Guarabira, e do seu alto é possível avistar a paisagem por cerca de 50 quilômetros.

Fontes:

Frei Damião fica mais perto da beatificação depois de ser considerado venerável

Fonte: undefined – iG https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-04-08/frei-damiao-fica-mais-perto-da-beatificacao-depois-de-ser-considerado-veneravel.html

Frei Damião – Religioso católico italiano

https://www.ebiografia.com/frei_damiao/

Memorial Frei Damião

https://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_Frei_Dami%C3%A3o

EM GUARABIRA, MEMORIAL ATRAI MILHARES DE TURISTAS E FIÉIS O ANO TODO

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/em-guarabira-o-memorial-de-frei-damiao-atrai-milhares-de-turistas-e-fieis-o-ano-todo/

Vídeos:

Frei Damião

https://www.youtube.com/watch?v=slO996EeacI

Visita ao Memorial Frei Damião Guarabira-PB

https://www.youtube.com/watch?v=nglkMd6PABQ&t=144s

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.