Coco de Roda: tradição cultural em Barra de Camaratuba

Coco de roda em Barra de Camaratuba
Youtube

O coco de roda, assim como foi o samba em sua origem, ou ainda hoje é o rap, o funk e similares, carrega a marca das culturas de origem essencialmente popular e, portanto, fortemente estigmatizadas por aqueles que se consideram partes de uma cultura superior, do ponto de vista de hierarquias absolutamente estranhas à antropologia cultural.

Dessa forma, não fosse a forte raiz familiar e comunitária que lhe deu origem, a dança não teria sobrevivido em algumas regiões do Nordeste, visto que é ainda mais vítima de preconceito por estar vinculado a índios e negros do interior nordestino. Aqui e acolá, um governo estadual ou municipal com sensibilidade humanista, ou por interesse turístico, empresta algum apoio à sobrevivência de tão significativa manifestação cultural.

Na Paraíba há, em regiões litorâneas, mas também no Brejo, a exemplo da Caiana dos Crioulos comunidade quilombola em Alagoa Grande, sobre a qual já nos reportamos, aqui, no Para Onde Ir -, gentes que ainda dançam o coco de roda, com participação de famílias inteiras.

Nesta matéria, damos visibilidade ao coco de roda que resiste, inteiramente vinculado às suas raízes originais, em Barra de Camaratuba, no município de Mataraca, no extremo litoral Norte da Paraíba, na vizinhança com o Rio Grande do Norte.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Coco na Barra

O coco de roda na Barra, assim como em outros locais do estado, faz parte da própria identidade cultural da comunidade. É por meio da dança que fortalecem a integração do grupo e expressam por letras e músicas visões próprias que têm do mundo e das relações sociais. Onde se inclui a resistência secular às dominações econômicas e preconceitos de raça.

A comunidade de Barra de Camaratuba, com evidente descendência negra e indígena, tem sua principal atividade de subsistência econômica proveniente da pesca. Dessa maneira, também as letras e algumas características próprias do coco de roda têm origem na atividade.

Na sequência, fontes utilizadas e vídeos que melhor revelam a importância cultural do coco de roda da Barra de Camaratuba.

Vídeos:

 

Fontes:

Clique para acessar o images_EdithBacalh%C3%A1o.pdf

Coco de roda: origem e resistência

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.