Em Sousa, no Alto Sertão paraibano, monumento homenageia Frei Damião

Afora o emblemático e grandioso monumento a Frei Damião em Guarabira, há uma outra monumental homenagem ao Frei, na cidade de Sousa

Monumento homenageia Frei Damião
Youtube

Afora o emblemático e grandioso monumento a Frei Damião na cidade de Guarabira, considerada Capital do Brejo paraibano, há uma outra monumental homenagem ao Frei na cidade de Sousa, a Cidade Sorriso do Alto Sertão da Paraíba.

Construída em 1976, portanto, com o Frei Damião ainda vivo (ele morreu em 31 de maio de 1997). Não somente o frei teve a oportunidade de lançar a pedra fundamental do monumento, como, da mesma forma, inaugurou-a.

Com mais de seis metros de altura, a estátua de Frei Damião, em Sousa, fica no ponto mais alto da cidade, no local chamado Serrote da Benção de Deus, a cerca de 3 quilômetros da parte urbana sousense.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

O local é destino de peregrinações durante o ano inteiro. Embora não haja acomodações, a estátua constantemente se vê rodeada de fiéis em orações, tanto coletivas quanto individuais, nas escadarias, na base da estátua e no terreno ao redor.

Frei Damião

Frei Damião peregrinou pelas terras nordestinas a partir de 1931, quando chegou ao Brasil vindo da Itália, seu país natal. Ele nasceu na cidade de Bozzano, e recebeu o hábito capuchinho aos 17 anos, com o nome de Frei Damião de Bozzano.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Seu processo de canonização segue o curso no Vaticano. Agora, no papado de Francisco, o frei, já há tempos considerado santo pelos nordestinos, recebeu o título de Venerável, que é o primeiro concedido pela Igreja nos processos de canonização.

Normalmente, nos meses de novembro de cada ano, quando a estátua aniversaria, crescem as romarias ao monumento, com a realização de missas e homenagens diversas feitas pela Igreja e por fiéis de Sousa.

Por outro lado, um dos momentos de maior presença de fiéis no monumento acontece quando das homenagens ao Frei pelo aniversário de sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1997, na cidade do Recife.

Atualmente, desenvolve-se um esforço que reúne fiéis, a Arquidiocese de Cajazeiras e a Prefeitura de Sousa em favor de um projeto de ampliação do monumento, especialmente a construção de uma capela e de um local para velas e ex-votos.

Fontes:

https://www.diariodosertao.com.br/videos-destaque/173737/ponto-turistico-templo-religioso-sera-construido-para-receber-fieis-na-estatua-de-frei-damiao-padre-fala-sobre-projeto-e-pede-oracoes-video.html

https://correiodaparaiba.com.br/cidades/cidades-sousa/tradicao-de-quatro-decadas-estatua-de-frei-damiao-e-ponto-de-encontro-de-catolicos/

Vídeos:

Conheça a estátua de Frei Damião em Sousa (Reportagem Diário do Sertão)

https://www.youtube.com/watch?v=D7zUqx5n9E8

A história de Frei Damião

https://www.youtube.com/watch?v=slO996EeacI

Um comentário em “Em Sousa, no Alto Sertão paraibano, monumento homenageia Frei Damião

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.