Comissão da Covid ouvirá 4 embaixadores nesta segunda-feira

Tem Comissão da Covid, e mais: pesquisadores alertam sobre exposição de crianças a telas; pirarucu vira símbolo do desenvolvimento sustentável

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 147 de 17.05.2021

Comissão da Covid ouvirá 4 embaixadores nesta segunda

A comissão que acompanha as medidas de enfrentamento à covid-19 ouvirá nesta segunda-feira (17) embaixadores de quatro países fabricantes de vacinas: China, Rússia, Índia e Estados Unidos. O relator, Wellington Fagundes (PL-MT) disse que a nova vacina aprovada pela Organização Mundial de Saúde, a chinesa Sinofarma, já foi oferecida ao Brasil. 

Pesquisadores alertam sobre exposição de crianças a telas

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alertam para os riscos da alta exposição de crianças às telas de equipamentos eletrônicos, como celular, computador, televisor e tablet. Na pandemia, essa exposição, que já era alta, de acordo com eles, aumentou, pois muitas famílias acabam recorrendo a esses dispositivos, para conseguirem trabalhar e entreter as crianças, que passam mais tempo em casa. A situação, que no ano passado, quando o vírus começou a circular no Brasil, foi vista como passageira, agora é alvo de preocupação.

Exposição de crianças a telas

“A situação que a gente vive hoje é de uma falta de alternativa muito grande para os pais que estão em trabalho remoto, muitas vezes sem ajudante em casa, e que precisam de alternativa para a recreação da criança no momento que precisam trabalhar ou fazer atividades domésticas. A questão é que o uso da tela se tornou muito mais que uma alternativa, tornou-se a única via e isso nos preocupa”, diz a coordenadora do Programa Primeira Infância Plena da UFMG, Delma Simão.

Pirarucu vira símbolo do desenvolvimento sustentável

Queridinho do paladar dos brasileiros e apreciado por chefs famosos, o pirarucu agora virou capa de revista internacional. Tratado como um símbolo do desenvolvimento sustentável na Amazônia, o peixe ainda tem um potencial subexplorado e poderia gerar muito mais do que os atuais US$ 450 mil anuais (ou R$ 2,5 milhões).

Pirarucu

Compradores dos Estados Unidos, China, Europa e Arábia Saudita têm interesse no pirarucu, mas os coletivos de pesca enfrentam numerosos gargalos. Entre eles está o sistema de transporte fluvial pouco confiável e caro, a falta de equipamentos de refrigeração adequados e altos custos de segurança para proteger o habitat de mineradores e madeireiros ilegais. É isso que contam o cofundador do Imazon Beto Veríssimo, o diretor executivo da Climate Policy Initiative no Brasil Juliano Assunção e os editores da Americas Quarterly Brian Winter e Cecilia Tornaghi em um artigo publicado nesta quarta-feira, na revista.

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente