São Paulo e suas histórias: Avenida Paulista

Sérgio Botêlho – Inaugurada em 1891, projeto do uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista somente teria sua primeira mansão em 1895, 3 anos depois de inaugurado o Viaduto do Chá, projeto do francês Jules Martin

Avenida Paulista
Avenida Paulista

O extraordinário projeto de construção da Avenida Paulista, inaugurada em 1891, foi de um agrônomo uruguaio, mas especialista em compras e vendas de terrenos, chamado Joaquim Eugênio de Lima. A essas alturas, o Viaduto do Chá já estava em construção, processo que terminou em 1892.

No entanto, do outro lado da colina histórica em que se ergueu São Paulo, para os lados da República e adjacências, apesar das dificuldades de transposição do vale do Anhangabaú, inúmeras chácaras e mansões já estavam funcionando, algumas até com loteamentos feitos.

Lá em cima ficava um planalto onde o uruguaio enxergou a oportunidade da construção de uma avenida plana, de carca de 3 quilômetros de extensão, em forma de um boulevard e com terrenos em tamanho ideal para a construção de mansões a servirem à gente rica da cidade em expansão.

Naquele momento, a região da Paulista era ocupada por chácaras e fazendas com criação de gado. O caminho a ser transformado em leito da nova avenida era usado para boiadas em deslocamento. Mas, a previsão de crescimento da cidade apontava para a ocupação urbana daquele local, inapelavelmente.

Pensou e agiu em favor de sua ideia. Assim, abriu uma enorme e vistosa avenida e passou a comprar e intermediar venda de chácaras, transformadas em terrenos que, em 1895, 3 anos após a inauguração do Viaduto do Chá, começaram a se transformar em solares magníficos para os endinheirados paulistas.

Em 1909, a Paulista foi dotada de asfalto e não parou de crescer, acompanhando a expansão da cidade que se dava no mesmo ritmo do sucesso do café, no mundo, e da industrialização do estado. Das mansões aos arranha-céus foram necessárias algumas décadas, mas a transformação aconteceu.

Hoje, a Paulista é um dos maiores ícones urbanos de São Paulo, com fama pelo país e pelo mundo afora.

 

 

You may also like

4 thoughts on “São Paulo e suas histórias: Avenida Paulista

Comente