São Paulo e suas histórias: Shopping Cidade de São Paulo

Shopping Cidade de São Paulo seria apenas mais um grande centro de compras não fosse o fato de ter tomado o lugar de uma das mansões mais marcantes da Avenida Paulista: a dos Matarazzo

Shopping Cidade de São Paulo
Shopping Cidade de São Paulo (Crédito da foto: Sérgio Botêlho)

A inauguração do Shopping Cidade de São Paulo é bem recente (2015), assim como da Torre Matarazzo, construção vizinha. Apesar disso, não escapa de um significado histórico relevante, pois os dois prédios sucedem naquele espaço urbano o casarão dos Matarazzo, símbolo de uma época em que a Avenida Paulista era formada por mansões de industriais e outros magnatas do início do século XX, na capital paulista. HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

A mansão dos Matarazzo guardava certamente o maior desses simbolismos, já que o seu dono, Francesco Matarazzo, conseguiu montar, em São Paulo, o maior complexo industrial do início do século XX, em toda a América Latina. Portanto, a residência em que moravam era emblema de uma história de grande valor representativo e afetivo para paulistanos e paulistas em geral. Foi ao chão, mas houve resistência.

Durante o processo que resultou na demolição da mansão dos Matarazzo, os herdeiros tiveram papel preponderante, uma vez que se transformaram nos maiores interessados na venda do terreno. Bem que a Prefeitura de São Paulo trabalhou para que isso não acontecesse e, em 1989, o prédio foi tombado. Contudo, 5 anos depois – em 1994, portanto -, o tombamento foi revertido, a mansão vendida pela família e, em 1996, começou o processo de demolição.

O casarão existiu, até aquela data, em um terreno com 4.400 m² de área construída, com dezenove quartos, dezessete salas, três adegas, refeitórios e uma cozinha com azulejos que iam até o teto. Em seu lugar coube, então, o referido shopping com 160 lojas, no mesmo endereço da Avenida Paulista esquina com a Pamplona.

You may also like

Comente