Sérgio Botêlho – Precisando de sérios cuidados, mas ainda está lá, na Avenida Paulista, o casarão Franco de Mello, da época das antigas mansões que enfeitaram a icônica rua paulistana, na largada

Também conhecido como Palacete Franco de Mello, o referido prédio é remanescente dos antigos casarões que dominaram o cenário da Avenida Paulista, a partir de 1897, cinco anos após inaugurada, quando foi erguido o primeiro desses casarões. O de Franco de Melo é um dos primeiros.
HISTÓRIAS DE SÃO PAULOO casarão foi, em 1905, dado como pronto para a moradia de Joaquim Franco de Mello, nascido em Rio Claro, embora já residente em São Paulo desde 1880, quando mudou-se com os seus pais para a capital paulista. Tendo como vizinhos gente com título de nobreza, industriais e barões da café, o ilustre morador da Paulista foi logo tratando de divulgar sua condição de neto do ex-presidente Prudente de Moraes. Não era.
Na verdade, segundo os pesquisadores Joana Mello de Carvalho e Silva, Pedro Beresin Schleder Ferreira, Camila Raghi e Eduardo Ferroni, no trabalho A Residência Franco de Mello em Três Tempos, a verdadeira relação entre Franco de Carvalho e Prudente de Moraes era de sobrinho-neto, não por hereditariedade, mas por força de lei, uma vez que um de seus tios havia sido casado com uma filha do ex-presidente. Para sua esposa, tratou de nomeá-la sobrinha-neta de Campos Salles, ex-presidente do Estado de São Paulo e também da República Federativa do Brasil.
Sob a responsabilidade de um construtor licenciado, e não arquiteto ou engenheiro de formação, de nome Antônio Fernandes Pinto, o casarão Franco de Mello, com 35 cômodos, possui estilo considerado eclético, com influências francesas do período de Luís XV nos enfeites do frontão e no caixilho das janelas, além de uma mansarda renascentista, segundo descreve a publicação São Paulo Antiga, em texto específico sobre o prédio da Paulista.
Após concessão formal da propriedade pelo Estado de São Paulo, e devida reforma, o casarão Franco de Mello será sede do Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.