São Paulo e suas histórias: Teatro Municipal

Sérgio Botelho – Teatro Municipal de São Paulo é Uma casa de espetáculos presente na história da capital paulista desde o início do século XX, espelhando, a partir de então, o sucesso econômico de um estado que começava a crescer vertiginosamente

Teatro Municipal de São Paulo foto
Teatro Municipal de São Paulo (Crédito da foto: Sérgio Botêlho)

Quando o Teatro Municipal de São Paulo foi inaugurado, no centro da urbe paulistana que se expandia a partir do Viaduto do Chá, a capital paulista ganhava ares de modernidade e beleza no embalo do crescimento econômico possibilitado pelo sucesso do café no plano internacional e da nascente indústria que já se firmava como polo importante de geração de riqueza. HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

A partir da data de sua inauguração, em 12 de setembro de 1911, o Teatro Municipal passou à condição de destino certo de companhias artísticas brasileiras e estrangeiras de grande sucesso. fazendo de São Paulo um centro de consumo da arte que mais modernamente se fazia no país e no mundo. O Rio de Janeiro perdia, então, seu status de praticamente único centro de consumo cultural do país nos limites e para além de suas fronteiras.

O grande evento da história do Teatro Municipal de São Paulo aconteceu apenas 11 anos após sua inauguração, com a Semana de Arte Moderna, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, que praticamente mudou o rumo da arte que era produzida no país, até então. Naqueles dias históricos, pintores, escultores, arquitetos, músicos, dançarinos e literatos não apenas expuseram suas obras como discutiram profundamente os rumos da arte produzida no Brasil.

Figuras como Graça Aranha, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Ronald de Carvalho, Mario de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Guiomar Novais e outros transitaram intensamente pelos corredores, salas, palco e plateia do Teatro Municipal em um evento que ainda hoje – e, certamente, por muito tempo à frente – provoca discussões acaloradas a respeito daqueles dias extraordinários.

Inscrito no Livro do Tombo Histórico do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, desde 28 de janeiro de 1982, o Teatro Municipal de São Paulo, segundo descreve o Condephaat, é exemplar típico da arquitetura oficial do início do século, de linguagem eclética com forte influência neoclássica. Foi edificado com técnica avançada para a época, em alvenaria de tijolos, estrutura de concreto armado e vigamento em ferro sustentando a cúpula e cobertura. O seu interior é ricamente adornado com pinturas em ouro, grande lustre de cristal sobre a plateia, majestosas escadarias, além de uma infinidade de detalhes em relevo. A última restauração, realizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico Municipal – DPH entre 1987 e 1992, lhe ressaltando o estilo original.

 

 

 

 

 

You may also like

One thought on “São Paulo e suas histórias: Teatro Municipal

Comente