São Paulo e suas histórias: Edifício Itália

Sérgio Botelho – Entre os mais altos prédios de São Paulo, com 165 metros de altura, o Edifício Itália mantém seu poder de atração entre paulistas e visitantes, especialmente pela vista e pelo seu famoso restaurante, o Terraço Itália

Edifício Itália
Edifício Itália (Crédito da foto: Sérgio Botêlho/2022/São Paulo

Com 165 metros de altura, o famoso Edifício Itália, que abriga o Circolo Italiano, e que tem 52 mil metros quadrados, é um dos mais famosos prédios de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1965 tendo em sua cobertura, a partir de 1967, o não menos famoso restaurante Terraço Itália, ponto contumaz de encontro da comunidade italiana e de seus descendentes, com apelo enorme sobre os paulistanos e outros povos nacionais ou estrangeiros que estejam de passagem pela capital paulista.

HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

O edifício Itália fica no centro novo de São Paulo, nas esquinas das avenidas São Luiz e Ipiranga, e segundo descreve seu site oficial, tem capacidade para 10 mil pessoas ou 25 mil para população flutuante. Ao todo, tem 4 mil janelas em sua fachada, com 6 mil metros quadrados de vidro, em 46 pavimentos servidos por 19 elevadores. Um verdadeiro espetáculo da construção civil na história da capital paulista.

Além do Circolo Italiano, que acaba dando o nome oficial ao prédio, e cuja fundação remonta ao ano de 1911, e do Terraço Itália, o Edifício Itália comporta um grande número de escritórios profissionais, afora um teatro e uma galeria de arte, permitindo, em seu topo, uma visão de 360 graus da capital paulista, um atrativo enorme, afinal.

Em 1992, o Edifício Itália foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, juntamente com outras 292 edificações no Vale do Anhangabaú e adjacências, considerando o valor histórico, social e urbanístico representado pelos vários modos de organização do espaço urbano que compõem a área central da cidade de São Paulo e pelo o valor histórico-arquitetônico, ambiental e afetivo da região tombada. Dessa forma, a construção não pode mais sofrer qualquer intervenção física que a descaracterize.

You may also like

Comente