Praia de Jacumã: da Pedra do Amor aos júbilos coletivos em alto astral

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Vizinha à Pedra do Amor, para o lado direito, se encontra uma praia entre as mais badaladas do Litoral Sul: a Praia de Jacumã. Pertence a um dos municípios litorâneos brasileiros melhor beneficiados pela natureza, o município do Conde, que já foi Vila do Conde, distrito de João Pessoa. Jacumã é distrito do Conde.

Para variar, Jacumã é uma palavra de origem indígena que significa leme, remo. Natural, já que toda a área do litoral nordestino era habitada pelos índios. No caso do Maranhão até Pernambuco, passando, portanto, pela Paraíba, o domínio territorial era dos Potiguares.

A praia de Jacumã é a mais urbana do Conde. Há épocas em que só vai para lá quem gosta do frege, da festa, das aglomerações. A praia é bacana, nos mesmos moldes das demais praias do Litoral Sul. Porém, o clima é de júbilo e de muita farra.

Leia também: Tambaú, linda praia do Atlântico Sul

No Carnaval, então, Jacumã vira um dos points preferidos para uma ruma de foliões. Em busca da folia, os brincantes, vindos de várias partes da Paraíba e do Brasil, se hospedam como podem em hotéis, pousadas e em pequenos e médios apartamentos existentes no local. Contudo, Jacumã também tem veranistas históricos com residências em toda a extensão da orla.

Tráfego

A favorecer Jacumã, existe um intenso tráfego de ônibus que cumprem linhas até o local. Principalmente vindos da capital paraibana. O trânsito é bastante favorecido por uma rede de estradas bem pavimentadas a partir da BR-101 e da Via Litorânea. Meios de chegar, não faltam, portanto.

Além disso, várias agências de turismo receptivo têm pacotes para Jacumã, assim como para todo o Litoral Sul paraibano. Em Jacumã, ainda, há pousadas do mais alto nível, boa parte delas tocada por europeus.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Três das cidades mais famosas da região se encontram ao alcance das boas estradas que chegam a Jacumã. Dessa forma, a 15 quilômetros de Jacumã está João Pessoa. A 129, o Recife. E a 158, Campina Grande.

Como o mar é um pouco rebelde, embora sempre próprio para o banho, convém cuidado. Com a maré baixa, todos os problemas se vão. Enquanto isso, a solução é buscar um barzinho entre os vários que se espalham pela praia, tomar uma cerveja gelada, e completar com um prato de frutos do mar à sua escolha.

Se estiver ao seu gosto, na próxima viagem a João Pessoa, não se perca de Jacumã!

(Sérgio Botêlho)

ENVIAR MENSAGEM:

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.