Seixas: extremo oriental das Américas ostenta praia encantadora

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Afora a emoção de pisar no ponto mais oriental das Américas, o visitante ainda se depara com uma praia encantador: a do Seixas. Dessa forma, com águas mornas e aos moldes de toda a orla da Paraíba, e do Nordeste.

No Seixas – é assim que os moradores chamam a praia – tem de quebra um monte de barracas populares que servem as mais deliciosas receitas de frutos do mar. A peça de resistência é o caranguejo, algumas vezes, no leite de coco, e bem temperado.

Leia também: Praia do Sol tem falésias, mata e boas ondas para o surf

Chegar ao Seixas por vias normais é a coisa mais fácil. A praia, na direção João Pessoa-Sul, fica imediatamente depois da Ponta do Cabo Branco, que é vista de todo o litoral urbano de João Pessoa.

Mas, para chegar ao Seixas de carro ou ônibus (há linhas de ônibus regulares), tem de contornar o Farol do Cabo Branco. Em função do contínuo e lamentável desgaste ao qual é submetido o referido acidente geográfico, a circulação de carros pesados é proibida nas proximidades do farol.

Leia, ainda: Praia de Jacumã da Pedra do Sol aos júbilos coletivos

Bem vigiada

A praia tem moradores fixos e que adoram o local. São organizados em uma associação extremamente vigilante no que respeita a intervenções oficiais ou particulares que maculem o meio ambiente natural da orla.

Dessa forma, o Seixas vem sendo minimamente preservado, a não ser por força da ação temporal da maré. Aos domingos e feriados, é uma praia bem frequentada pelos moradores de João Pessoa e outras cidades do entorno pessoense.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Outro fato interessante é que o Seixas possui um dos poucos espaços reservados a acampamentos em João Pessoa. Trata-se do Camping Clube do Brasil – PB 01, que fica vizinho a um condomínio habitacional, o Village Atlântico Sul. (ATENÇÃO – POST SCRIPTUM: Embora o camping esteja no momento desativado e, no lugar, está sendo construído blocos de apartamento. Segundo informações, outra iniciativa semelhante estaria em gestação).

Afora as barracas populares, há restaurantes que atraem aficionados por frutos do mar por todos os dias da semana. Com destaque para camarões, peixes e pirões de tirar o fôlego de qualquer glutão.

Portanto, não se esqueça de visitar a praia do Seixas quando estiver em João Pessoa. O cidadão e a cidadã, e as crianças que porventura lhes acompanhem, não vão se arrepender.

(Sérgio Botêlho)

ENVIAR MENSAGEM:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.