Praia de Fagundes: tatuís e caiçaras atestam limpeza e tranquilidade

Praia de Fagundes
Praia de Fagundes – Crédito: Prefeitura de Lucena

Sérgio Botêlho – Entre as praias de Lucena, uma delas tem especial destaque no quesito tranquilidade e limpeza: a Praia de Fagundes. Afinal, faz parte de um litoral particularmente belo e de águas mornas e mansas, no caso, a orla lucenense.

Praia do Holandês, em Lucena, e seus lençóis d’água na maré baixa. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Apesar de nas redondezas haver casas de veraneio e até bares e restaurantes, a beira da praia é precedida por um extenso terreno coberto de coqueiros, parte da vegetação local.

A paisagem é realmente deslumbrante, e lembra, em tudo, excluídas as casas mais distantes, praia de uma ilha deserta. Dessa forma, mantém um quê de selvagem que somente favorece o bem-estar e a vista de quem lhe curte areias e águas.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Caiçaras

À beira-mar, as velhas caiçaras de palha de coqueiro que há séculos servem aos pescadores da região, assim como ocorre com as praias mais selvagens espalhadas pelo litoral nordestino. Uma pintura!

Lucena: cenário litorâneo de muita beleza e de festas religiosas e profanas CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Tatuís

Uma das provas de que a praia é limpíssima é a existência do tatuí na beira do mar. Os tatuís são pequenos crustáceos que somente sobrevivem em praias pouco frequentadas, limpas e com ondas adequadas.

Praia de Costinha, onde natureza e história propiciam atrativos singulares. ACESSE CLICANDO AQUI

Assim, a sobrevivência dos tatuís (emerita brasiliensis) atesta o perfil bem ao primitivo da praia de Fagundes. Portanto, uma praia limpa de águas calmas e, dessa maneira, bem conformada para o banho e, o mais importante, para crianças.

São José

Em março, Fagundes sedia a Festa de São José, um evento religioso, mas também com sua parte profana, que homenageia o santo da Igreja Católica. A presença maciça da população de Lucena, e de visitantes, é garantida.

Dessa forma, não deixe de ir a Lucena em sua próxima visita à Paraíba. Daí uma esticada à Praia de Fagundes é obrigatória.

FONTES:

Tatuís estão sumidos das praias mais movimentadas do Rio

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/09/tatuis-estao-sumidos-das-praias-mais-movimentadas-do-rio.html

Praia de Fagundes

https://www.lucena.pb.gov.br/galeria/NTg=/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.