
Sérgio Botêlho – Entre as praias de Lucena, uma delas tem especial destaque no quesito tranquilidade e limpeza: a Praia de Fagundes. Afinal, faz parte de um litoral particularmente belo e de águas mornas e mansas, no caso, a orla lucenense.
Apesar de nas redondezas haver casas de veraneio e até bares e restaurantes, a beira da praia é precedida por um extenso terreno coberto de coqueiros, parte da vegetação local.
A paisagem é realmente deslumbrante, e lembra, em tudo, excluídas as casas mais distantes, praia de uma ilha deserta. Dessa forma, mantém um quê de selvagem que somente favorece o bem-estar e a vista de quem lhe curte areias e águas. Destaques da grande mídia impressa
Caiçaras
À beira-mar, as velhas caiçaras de palha de coqueiro que há séculos servem aos pescadores da região, assim como ocorre com as praias mais selvagens espalhadas pelo litoral nordestino. Uma pintura!
Destaques históricos e efeméridesTatuís
Uma das provas de que a praia é limpíssima é a existência do tatuí na beira do mar. Os tatuís são pequenos crustáceos que somente sobrevivem em praias pouco frequentadas, limpas e com ondas adequadas.
Cruz da Menina, em Patos: uma peregrinação infindávelAssim, a sobrevivência dos tatuís (emerita brasiliensis) atesta o perfil bem ao primitivo da praia de Fagundes. Portanto, uma praia limpa de águas calmas e, dessa maneira, bem conformada para o banho e, o mais importante, para crianças.
São José
Em março, Fagundes sedia a Festa de São José, um evento religioso, mas também com sua parte profana, que homenageia o santo da Igreja Católica. A presença maciça da população de Lucena, e de visitantes, é garantida.
Dessa forma, não deixe de ir a Lucena em sua próxima visita à Paraíba. Daí uma esticada à Praia de Fagundes é obrigatória.
FONTES:
Tatuís estão sumidos das praias mais movimentadas do Rio
Praia de Fagundes
https://www.lucena.pb.gov.br/galeria/NTg=/