Praia do Holandês, em Lucena, e seus lençóis d’água na maré baixa

Praia do HolandêsSérgio BotêlhoPraia do Holandês (também referenciada pela praia de Pontinha) é uma das beira-mares de Lucena que mais provocam admiração. Principalmente em virtude dos efeitos naturais provocados pela maré baixa. É quando a água do mar compõe fantásticos e enormes lençóis à disposição dos banhistas.

A água, como na maior parte do litoral paraibano, é morna. Das ondas, na maré baixa, nem precisa falar. Muito calmas. Basta observar os lençóis. Então, você pode ou se deitar longa e preguiçosamente nas poças formadas pelos bancos de areia ou entrar mais pelo mar adentro.

Lucena: cenário litorâneo de muita beleza e de festas religiosas e profanas CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Cenário cinematográfico

De tão maravilhoso o cenário, é frequente ser utilizado para sessões de fotografia e de filmagens. Tanto por noivos quanto por grupos diversos. Além de todo o visual da natureza, também é possível se deparar com caiçaras de pescadores construídas com a palha do coqueiro. Um desfrute! O resultado é maravilhoso por conta, ainda, da imensidão das areias misturadas com as piscinas.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Nos momentos de maré baixa, são comuns os passeios de bugue e de automóveis 4X4. Há sempre os atrevidos que estacionam os carros à beira-mar, mesmo, e ali desfrutam daquele mar fantástico.

Como não há estrutura de barracas ou de bares, o jeito é o visitante levar comida e bebida. Cuidando, é claro, de levar sacos para guardar o lixo com o fito de descartá-lo no devido lugar.

Hotéis e pousadas

Para os que pretendem curtir a Praia do Holandês, por mais dias, existe uma boa rede de hotéis e pousadas em Lucena, já que a cidade dispõe de outros lugares históricos, culturais e,outras belas praias à disposição dos turistas.

Por que Praia do Holandês?

Diz a lenda que, num certo dia, ali aportou um marinheiro holandês, sobrevivente de naufrágio, que se encantou tanto com as belezas do lugar, que ficou. E, assim, o respectivo sítio ganhou a denominação de “Praia do Holandês”.

Pois, é só. Agora só falta o prezado leitor conhecer essa magnífica praia que desperta paixões desde priscas eras. Não perca, portanto!

VÍDEO

Praia do Holandês – Praia do Holandês e seus Lençóis Maranhenses -Expedição Litoral Norte -Lucena-PB – Tácio Adventures

https://www.youtube.com/watch?v=VpC23R-23No

FONTES:

Lucena é paraíso tropical com praias desertas, arquitetura colonial e piscinas naturais

https://www.bahia.ws/lucena-paraiba/

A Paraíba e o Litoral Norte. De Santa Rita a Mataraca – José Octávio de Arruda Melo e complementação de Luiz Patrianni com a colaboração de Marcelo Gomes – A União

https://auniao.pb.gov.br/produtos/copy_of_livros/a-paraiba-e-o-litoral-norte-parte-1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.