Praia do Bonsucesso: bela, selvagem e guardiã de tesouro histórico

Sérgio Botêlho – A Praia do Bonsucesso, em Lucena, no limite com o município de Rio Tinto, é selvagem em pleno Século XXI. A beira-mar reserva espetáculo particular que é o encontro dos rio Miriri e Camaçari com o mar. 

Praia do Bonsucesso
Praia do Bonsucesso. Crédito: Governo da Paraíba

Sérgio Botêlho – A Praia do Bonsucesso, em Lucena, no limite com o município de Rio Tinto, é selvagem em pleno Século XXI. A beira-mar reserva espetáculo particular que é o encontro dos rio Miriri e Camaçari com o mar. 

O contato das águas dos rios com as águas do Atlântico não é assim de supetão. Num movimento concêntrico, elas namoram por caminhos paralelos com o mar até se encontrarem mais na frente, em ziguezagues encantadores.

Praia do Holandês, em Lucena, e seus lençóis d’água na maré baixa. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Por trás desse balé de águas doces e salgadas pontifica um imenso paredão formado por falésia alta e colorida, compondo um quadro digno dos mais criativos pintores. Sem qualquer exagero, o cenário é verdadeiramente paradisíaco.

Não há qualquer bar, nem muito menos restaurantes, nesse paraíso atlântico. Ruim se houvesse. Então, quem vai vai certo de estar indo a um lugar ermo, embora tão próximo às estruturas urbanas de Lucena.

Table of Contents

Cenário

Lá em cima, na falésia, há um mirante que permite extraordinária visão do litoral de Lucena e o de Rio Tinto, onde, na barra do Rio Mamanguape, existe uma área de proteção ambiental permanente. E, também, um famoso criatório de preservação do peixe-boi.

Lucena: cenário litorâneo de muita beleza e de festas religiosas e profanas CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Como se não bastasse toda essa manifestação da natureza, é possível cumprir uma trilha que leva às ruínas da histórica Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, construída, assim como aconteceu com a Igreja de Nossa Senhora da Guia, também em Lucena, pelos padres carmelitas.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

As ruínas da igreja do Bonsucesso inspiram fortes emoções só de pensar na carga histórica e religiosa ali expressa. É uma construção de estilo barroco, típica ainda do período do Brasil Colônia, com data de 1789. O que resta da parede está sustentada por uma magnífica gameleira, cheia de lendas.

Pois bem. Estando em Lucena, não deixe de chegar até a Praia do Bonsucesso. E se puder, vá até as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, um tesouro histórico-religioso do mais alto significado.  

Fontes:

Tripadvisior
https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g303428-d4056616-r567300758-Bonsucesso_Beach-Joao_Pessoa_State_of_Paraiba.html

Ruínas da antiga Igreja de Bonsucesso
https://www.lucena.pb.gov.br/galeria/NTY=/

Praia do Bonsucesso
http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/lucena/praia-de-bonsucesso/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.