São Paulo e suas histórias: Praça Dom José Gaspar

Sérgio Botêlho – Bela, histórica, cultural e muito humana, a Praça Dom José Gaspar encanta pela arborização original herdada dos tempos das velhas chácaras

Praça Dom José Gaspar São Paulo
Praça Dom José Gaspar São Paulo (Crédito da foto: Sérgio Botêlho)

A Praça Dom José Gaspar, na República, zona central de São Paulo, é um logradouro fartamente arborizado e que assim existe por obra e graça da natureza, da ação humana e dos acontecimentos que foram transformando a capital paulista a partir do século XX.

HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

O que existia na região, em fins do século XIX, eram casarões e chácaras adornadas com árvores das mais diversas espécies, frutíferas e não frutíferas, que foram cedendo espaço ao avanço da urbanização de São Paulo.

A Praça Dom José Gaspar herdou uma parte dessas árvores, ao tempo em que as avenidas São Luís e Consolação foram se projetando, não restando aos urbanistas que não a tarefa de fazer com que o plano urbanístico absorvesse a herança natural, inserindo-a nas pranchetas que estruturavam a nova São Paulo.

Ao longo do tempo, iniciativas históricas foram projetando a importância da praça. A principal delas foi a construção da Biblioteca Mário de Andrade, inaugurada com essa função em 25 de janeiro de 1942, com o local ganhando uma nova atmosfera cultural, ainda mais com os bustos de Cervantes e Camões, dois grandes heróis literários da latinidade.

Faltava ao logradouro um nome ao qual os paulistanos pudessem apelar, o que aconteceu em 1949, com o batismo de Praça Dom José Gaspar, segundo arcebispo paulista, que falecera, em agosto de 1943, vítima de um desastre aéreo extremamente doloroso para a comunidade católica de São Paulo.

Já na década de 60, foi a vez de ser inaugurada a Galeria Metrópoles, juntando bom gosto e boêmia ao espírito cultural já existente na Praça, o que aliás tem tudo a ver.

Assim, a Praça Dom José Gaspar segue encantando os paulistanos ou quem quer que a visite, por todos esses aspectos já ressaltados, quer no campo da cultura ou do lazer ou da entrega espiritual ou da simples fruição daquele ambiente maravilhoso de história e natureza tão bem representados em um espaço urbano único.

 

 

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: