Nossa Senhora dos Navegantes: um dia inteiro de festa em Marcação

Dentro das tradições indígenas do município de Marcação, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reveste-se de muita tradição e brilho.

Sérgio Botêlho – Dentro das tradições indígenas do município de Marcação, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes – que, para parte das religiões afro-brasileiras é a representação católica de Iemanjá – reveste-se de muita tradição e brilho.

Com origem na Idade Média, o culto a Nossa Senhora dos Navegantes, invocada pelos cruzados como “Estrela do Mar”, quando haviam de atravessar o Mar Vermelho, transformou-a, com o passar do tempo, em protetora dos navegantes e pescadores.

O culto a Nossa Senhora dos Navegantes foi trazido para o Brasil pelos marujos portugueses e sua associação à Estrela do Mar (Stella Maris) acabou no sincretismo com a Iemanjá, por parte dos pretos escravos.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Tanto assim que o dia 02 de fevereiro, dia normalmente dedicado à Nossa Senhora dos Navegantes, é um dos dias mais festivos da Cidade de São Salvador, capital da Bahia. “Dia 02 de fevereiro, dia de festa no mar, trabalhei o ano inteiro, pra saudar Iemanjá”, diz o poeta.

Table of Contents

Marcação

Contudo, em Marcação, o dia dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes é 15 de dezembro, quando milhares de pessoas vão à praia de Coqueirinho (do Norte) para dar início a uma procissão marítima que leva a imagem de Nossa Senhora até a Barra de Mamanguape.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

A festa é maior na aldeia indígena Coqueirinho, que tem a santa como padroeira. Entre os descendentes dos potiguaras que residem na aldeia a celebração dura o dia inteiro.

Enfim, no pavilhão comunitário da aldeia é realizada uma grande festa com a participação de bandas e a presença de público que vem das dezenas de aldeias indígenas da própria Marcação e, mais de Rio Tinto, Baía da Traição, de Mamanguape e de Mataraca. Uma festa inesquecível!

Vídeos:

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes – Praia de Coqueirinho – Marcação

https://www.youtube.com/watch?v=oB9fv7HbQeY

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes – Marcação-PB

https://www.youtube.com/watch?v=d6qxTa-NCYs&t=94s

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.