A Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri, cidade de elevada importância para a história da ocupação do interior da Paraíba, nos leva ao século XVIII, por volta de 1750, menos de 100 anos depois de fundação da cidade.
Conta a história que São João do Cariri foi fundada em 5 de maio de 1669, com a doação de uma sesmaria por Alferes José Alves Martins, dando origem ao sítio São João. Portanto, em 1750 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora dos Milagres.
Região habitada inicialmente pelos índios Cariris, São João do Cariri já chegou a atingir mais de 1/3 do atual Estado da Paraíba, já que, além do sertão e do Cariri, pertencia-lhe Campina Grande e as suas atuais microrregiões do Agreste da Borborema.
Originalmente, foram os jesuítas os que construíram a primeira versão da igreja dedicada a Nossa Senhora do Livramento, num conjunto arquitetônico onde havia, também, uma residência.
Em 1778 é Freguesia dos Milagres do Cariri de Fora elevada a Vila sob denominação de São Pedro, e, em 1800 já é Vila Real de São João em homenagem ao príncipe regente Dom João.
Festa dos Milagres
Anualmente, entre 25 de agosto e 9 de setembro, é realizada uma grande festa com repercussão em toda a região do Cariri paraibano, em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres, com as tradicionais manifestações religiosas e profanas.
Normalmente, a igreja é ponto de peregrinação que atrai devotos de toda a região. Sendo uma das categorias de trabalhadores de forte presença na região, os vaqueiros têm participação especial tanto na festa quanto na peregrinação.
Fontes:
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
https://www.facebook.com/santuarionsmilagres/
São João do Cariri
https://pt.wikipedia.org/wiki/São_João_do_Cariri
Santuário Nossa Senhora dos Milagres
https://encurtador.com.br/efzBZ
Vídeo:
Festa de Nossa Senhora dos Milagres – São João do Cariri
One thought on “Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri”