Conheça a história de Serra Branca e as belezas naturais dessa admirável cidade nordestina, emancipada em 27 de abril de 1959
Situado no Cariri Oriental da Paraíba, o município de Serra Branca tem conquistado cada vez mais visitantes e admiradores com suas riquezas culturais e belezas naturais. Ademais, com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, a cidade destaca-se pelo seu clima ameno e agradável. 27 de abril de 1959 é a data de fundação de Serra Branca.
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri
História e origens
A história de Serra Branca tem início no século XVIII. A princípio, a região era habitada por índios e, em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Seja como for, a cidade se desenvolveu ao redor de uma capela consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Dessa forma, com o passar dos anos, o modesto povoado evoluiu, tornando-se um município próspero e repleto de histórias fascinantes para compartilhar.
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri
Cultura e tradições
Serra Branca é um município repleto de tradições e manifestações culturais que encantam moradores e visitantes. Sobretudo, o forró, gênero musical típico do Nordeste brasileiro, faz parte da vida dos serra-branquenses e é celebrado em festas e eventos locais. Mas também as festividades religiosas são bastante presentes. Por exemplo, como a festa da padroeira, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que ocorre anualmente em dezembro.
Belezas naturais e turismo
Serra Branca está localizada em uma área de transição entre a Caatinga e o Agreste, o que proporciona uma paisagem diversificada e cheia de contrastes. Assim, a cidade é cercada por serras e formações rochosas, que são ideais para a prática de trilhas e caminhadas ecológicas.
Lajedo do Pai Mateus: magia no entardecer do Cariri Paraibano
A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas do município, o que faz com que o turismo rural também seja bastante atrativo. Os visitantes podem conhecer fazendas e engenhos que produzem queijos, doces e cachaças artesanais, além de poderem desfrutar de uma culinária típica deliciosa.
Sem suma, Serra Branca é uma cidade que encanta pela simplicidade e hospitalidade de seu povo, que recebe a todos com alegria e um sorriso no rosto. Portanto, visitar essa pérola do Cariri Paraibano é uma oportunidade única de vivenciar a cultura nordestina e desfrutar de paisagens deslumbrantes.
Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Serra Branca
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir